UFPE divulga vagas e as notas mínimas do Enem para ingresso pelo Sisu 2022

PDF Imprimir E-mail

29.09.2021

A Universidade Federal de Pernambuco terá a oferta de 7.012 vagas no Processo Seletivo UFPE/Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2022 para ingresso em 105 cursos de graduação.

De acordo com a Universidade, serão 40 vagas a mais na comparação com o Sisu 2021, correspondentes ao novo curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT), a ser oferecido no Campus da cidade de Caruaru.

Distribuição das vagas
As vagas serão destinadas aos cursos de graduação presenciais dos campi sendo:

• Recife (5.522 vagas),
  • Caruaru (1.060 vagas),
  • Vitória (430 vagas), com ingresso em 2022 por meio do Sisu, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) em conjunto com a UFPE. Metade do quantitativo total será reservada às cotas.

De acordo com a Universidade, as provas do Enem 2021 serão utilizadas integralmente na seleção da UFPE. A nota final, para efeito de classificação, será obtida por uma média ponderada das notas das provas objetivas e da prova de redação, de acordo com os pesos estabelecidos pela Universidade. As notas mínimas (ponto de corte) foram ajustadas pelos cursos da UFPE.

As normas referentes à inscrição no Processo Seletivo UFPE/Sisu 2022 serão estabelecidas em editais complementares da Universidade.

O cronograma do Sisu 2022 será definido pelo MEC e divulgado pelo ministério e pela UFPE.

Cursos que não participarão do Sisu 2022

De acordo com a universidade não participarão do Processo Seletivo UFPE/Sisu 2022 os cursos presenciais de:

• Música/Canto – Bacharelado;
  • Música/Instrumento – Bacharelado;
  • Música/Licenciatura;
  • Dança/Licenciatura;
  • Letras Língua Brasileira de Sinais Libras/Licenciatura e Licenciatura Intercultural Indígena.
    • Tais cursos serão regidos por resolução específica, em consonância com o parágrafo único, artigo 5º, da Portaria Normativa MEC n° 21/2012.

Engenharias CTG (RECIFE)

Ainda de acordo com a Universidade, os candidatos classificados no conjunto Engenharias CTG (Recife), via Processo Seletivo UFPE/Sisu 2022, ingressarão no primeiro ano do ciclo básico dos cursos, devendo, no decorrer do segundo semestre letivo, fazer a escolha definitiva por um dos cursos. Fazem parte das Engenharias CTG (Recife) os seguintes cursos: Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia de Energia; Engenharia Eletrônica; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; Engenharia de Materiais; Engenharia Naval; Engenharia Química; e Engenharia de Telecomunicações.

Inclusão Regional

O Cepe aprovou a reafirmação do Argumento de Inclusão Regional para todos os cursos presenciais dos campi Caruaru e Vitória e para o curso de Medicina do Campus Recife para estudantes que cursaram o Ensino Médio em escolas regulares e presenciais no Estado de Pernambuco.

Nessa condição, para efeito de classificação, haverá os seguintes acréscimos na nota final do Enem:

• 10% para os cursos de Vitória e Caruaru, aos candidatos que tiverem cursado e concluído todo o Ensino Médio em escolas regulares e presenciais das mesorregiões da Zona da Mata e do Agreste pernambucanos;
  • 7% para o curso de Medicina do Campus Recife, aos candidatos que tiverem cursado e concluído todo o Ensino Médio em escolas regulares e presenciais em Pernambuco;
  • 3% para os cursos de Vitória e Caruaru, aos candidatos que tiverem cursado e concluído, no mínimo, 2/3 do Ensino Médio nas escolas regulares e presenciais das mesorregiões da Zona da Mata e do Agreste pernambucanos, e para o curso de Medicina do Campus Recife, aos candidatos que tiverem cursado e concluído, no mínimo, 2/3 do Ensino Médio nas escolas regulares e presenciais em Pernambuco.
  • As portarias com o detalhamento das informações serão publicadas em breve pela universidade.

Link da matéria