Podcast educativo leva conhecimentos sobre o ambiente marinho para crianças

PDF Imprimir E-mail

29.09.2021

Quem melhor para contar os segredos do mar do que os animais marinhos? Um Mar de Histórias é um projeto de podcast educativo infantil com objetivo de levar para as crianças conhecimentos sobre o ambiente marinho e a importância da conservação ambiental. Durantes os episódios, as corais Mille (Millepora Alcicornis) e Mussi (Mussismilia harttii) recebem um gravador especial e se tornam repórteres, contando sobre o dia a dia do ambiente recifal com os seus amigos, outros animais marinhos, que vivem na praia de Porto de Galinhas, no município de Ipojuca, em Pernambuco. O programa é uma alternativa atrativa de conteúdo educativo e de entretenimento para o público infantil, utilizando do debate científico em temas que envolvem o ambiente marinho.

A primeira temporada tem seis episódios e introduz informações sobre os personagens e o ambiente dos recifes de coral. O primeiro capítulo estreou no dia 30 de agosto e, toda segunda-feira, às 12h, é lançado um novo. Um Mar de Histórias está disponível nos principais tocadores de Podcast (Spotify, Google Podcasts, Deezer, Apple Podcasts) e no YouTube. O projeto é uma iniciativa de estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), dos cursos de Rádio, TV e Internet, e Design, e conta com apoio do Instituto Serrapilheira, instituição privada de fomento à ciência no Brasil sem fins lucrativos.

Para a estudante de Comunicação Social da UFPE e idealizadora do programa Thalia Santana, o projeto tem grande importância no processo de conscientização: “quanto mais cedo o tema for abordado com o público infantil, maiores serão as chances da conscientização pela preservação marinha e ambiental como um todo”, afirma.

Um Mar de Histórias surgiu em maio de 2020, quando as estudantes notaram a pouca existência de programas de podcast educacionais infantis brasileiros e inexistência de programas de podcast com a temática do ambiente para esse público. O programa foi um dos aprovados no edital “Camp Serrapilheira 2020: Podcasts” do Instituto Serrapilheira, que lançou uma chamada pública para podcasts brasileiros de divulgação científica. Entre 1.010 propostas recebidas, 8 foram selecionadas, sendo o projeto da UFPE a única iniciativa de estudantes que foi aprovada.

A estudante de comunicação da UFPE Carol Jeronimo, também idealizadora do programa, acrescentou que esforço e recursos na produção foi com o objetivo de “ajudar pais e professores a oferecer produtos de qualidade com conceitos educativos simples, colocando as crianças diretamente em contato com o universo marinho e os problemas ocorridos neste ambiente.”

O projeto conta ainda com a colaboração de professores, estudantes e profissionais de outras áreas, como biologia, ecologia, comunicação, ciência da computação e secretariado. A equipe faz parte da Biofábrica de Corais, um projeto do Laboratório de Enzimologia Luiz Accioly (LABENZ), do Departamento de Bioquímica da UFPE, que tem como objetivo gerar produtos, bens e processos na conservação dos corais brasileiros.

Link da matéria