UFPE fará sorteio das novas vagas

Cidades - Página 9

16 de outubro de 2021

cidades_16.10.2021.png

Pela segunda vez, o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) decidiu realizar seleção dos novos alunos por meio de sorteio. Devido à pandemia de covid-19, no ano passado foi suspensa a aplicação de provas. O edital com as regras do certame foi publicado ontem. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas de 25 de outubro a 8 de novembro. O sorteio vai acontecer em 1º de dezembro.

Serão ofertadas 56 vagas para o 6º ano do ensino fundamental, sendo metade das vagas para a livre concorrência e a outra metade reservada a candidatos que tenham estudado unicamente em escolas públicas. Em cada um desses grupos há reserva de duas vagas para estudantes com deficiência. Não haverá vagas para as demais séries.

Pode se candidatar ao sorteio o estudante que, neste ano, esteja cursando a 5ª série do ensino fundamental. Ele deve ter até 12 anos completados até 31 de dezembro.

"Nossa avaliação sobre o sorteio é que esse formato propiciou o ingresso de um grupo bastante heterogêneo e enriquecedor à proposta pedagógica da nossa escola, enquanto campo de estágio às licenciaturas", diz o diretor do Aplicação, Erinaldo do Carmo.

"Os alunos que entraram no sorteio anterior se integraram perfeitamente como turma e se adaptaram muito bem. O sorteio é impessoal e democrático, dando a todos os candidatos chances iguais de acesso à educação pública de qualidade no ensino fundamental", complementa. No próximo ano a escola vai avaliar se adotará definitivamente o sorteio em vez de seleção com provas.