Pelo 2º mês, roubos crescem

Cidades - Página 5

18 de outubro de 2021

cidades_18.10.2021.jc.png

ABORDAGEM Professor da UFPE teve bicicleta roubada e ainda foi agredido no Parque Santana, no Recife

Em meio à flexibilização das atividades econômicas, graças à queda dos índices da pandemia da covid-19, a violência volta a crescer em Pernambuco. Pelo segundo mês consecutivo, os crimes contra o patrimônio, que englobam os roubos e furtos, tiveram crescimento em relação a 2020, relevam dados divulgados pela Secretaria de Defesa Social (SDS). No Recife, os números apresentam alta desde o mês de abril.

Em setembro, 4.075 roubos e furtos foram registrados no Estado, contra 3.742 no mesmo período do ano passado Aumento de 8,89%. Já em agosto de 2021, foram 4.321 ocorrências registradas nas delegacias contra 4.085 no mesmo mês de 2020.

No acumulado do ano, porém, os crimes contra o patrimônio estão com uma leve queda no Estado. A diferença chegou a -4,6%, pois este ano somou 38.924 casos no Estado, enquanto no ano anterior foram 40.801.

CAPITAL

A polícia já somou 13.868 assaltos no Recife nos nove primeiros meses deste ano. No mesmo período de 2020, foram 13.609. Já são seis meses consecutivos de crescimento do casos. E o mês de outubro segue violento. Em menos de 48 horas, duas abordagens, em plena luz do dia, deixaram um um juiz de direito e um professor universitário feridos.

Na manhã da última sexta-feira, o professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Rodrigo Carreiro, de 49 anos, andava de bicicleta no Parque Santana, na Zona Norte, quando foi surpreendido por três homens, que já fizeram a abordagem de forma violenta.

"Estava na pista de bicicleta, mais ou menos na terceira volta, quando os três correram pra cima de mim. Foi tudo muito rápido, fragmento de segundos. Um deles deu logo uma voadora e me derrubou. Não falaram nada. Pegaram minha bicicleta e meu celular, que caiu no chão, e foram embora", relatou.

Logo após o ocorrido, ele contou que procurou um vigilante, que o ajudou a ligar para o 190 e fazer a denúncia. Como mora perto do local, Rodrigo, muito machucado, foi andando para casa. Pediu ajuda à namorada, que o levou para um hospital particular. Lá, exames revelaram que ele teve quatro costelas quebradas. "A clavícula também estava quebrada em cinco partes. E um dedo em três partes", diz. Rodrigo passou por cirurgia e, ontem, recebeu alta.

Na manhã de ontem, um juiz de 63 anos também foi assaltado e agredido em situação semelhante no bairro da Jaqueira, na Zona Norte do Recife. A abordagem foi feita por três homens ainda não identificados nas imediações do Hospital Maria Lucinda. Em nota, a Polícia Civil informou que "foi instaurado inquérito policial para apurar o caso, identificar e capturar os autores do crime".

SERVIÇO

Pernambuco conta com um serviço de cadastro de bicicletas para que elas possam ser recuperadas pela polícia com mais facilidade. É uma ferramenta da SDS semelhante ao Alerta Celular.

É necessário entrar no site www.alerta.sds.pe.gov.br e cadastrar login e senha. Na sequência, a ferramenta pedirá os dados da bicicleta como marca, modelo, tipo, aro, cor e chassi. Essa numeração pode ser encontrada, por exemplo, abaixo da caixa do movimento central, próximo à gancheira e do cubo da roda traseira, perto da braçadeira do selim, e/ou na parte frontal do quadro da bicicleta.

Caso a pessoa seja furtada ou roubada, ela entra no site e clica no botão de alerta. Quem não tiver mais a nota fiscal, pode identificar características da bike e fotografá-las, anexando no cadastro.