Recife aplica vacina contra Covid e dose de reforço sem precisar agendar em três locais nesta sexta

PDF Imprimir E-mail

15.10.2021

Pessoas a partir de 12 anos podem ser vacinadas contra a Covid-19 no Recife, que também aplica doses de reforço em três grupos (confira detalhes mais abaixo). Nesta quinta-feira (14), a prefeitura imuniza a população sem necessidade de agendamento em três comunidades.

Nos pontos itinerantes, são imunizados quem precisa da primeira dose da vacina ou quem está no prazo para tomar a segunda dose ou que já pode receber a dose de reforço. A aplicação do imunizante sem precisar agendar vai das 8h às 12h nos seguintes locais:

• Córrego do Sargento - Rua Córrego do Sargento, 2, Dois Unidos.
  • Comunidade do Guarulhos - Rua Guarulhos, 288, Jardim São Paulo.
  • Comunidade Córrego do Boleiro - Rua Córrego do Boleiro, Nova Descoberta. Ponto de referência: quadra de esportes da comunidade.

Além disso, é possível fazer o agendamento para receber a vacina ou reforço através da plataforma ConectaRecife, disponível pela internet e para aplicativo de celular (saiba como se cadastrar).

Tanto para o atendimento agendado quanto para demanda espontânea, os moradores precisam apresentar documento de identidade com foto, comprovante de residência (que pode ser o documento de domicílio eleitoral) e as documentações específicas para cada um dos grupos prioritários.

No caso dos postos de vacinação itinerantes, quem não tiver comprovante de residência nem de domicílio eleitoral pode utilizar uma autodeclaração de residência elaborada especificamente para essa ação.

O esquema vacinal é considerado completo quando a pessoa toma duas doses dos imunizantes CoronaVac, Pfizer/BioNTech ou AstraZeneca/Fiocruz, ou a dose única da vacina da Janssen. Recebem, atualmente, doses de reforço os seguintes grupos:

• Pessoas com 60 anos ou mais que completaram o esquema vacinal há pelo menos seis meses;
  • Trabalhadores da saúde que atuam no Recife e completaram o esquema vacinal há pelo menos seis meses;
  • Pessoas imunossuprimidas que completaram o esquema vacinal há pelo menos 28 dias.

Pontos de vacinação com agendamento

Os pontos de vacinação contra a Covid-19 no Recife funcionam das 7h30 às 18h30. A imunização ocorre em 13 pontos de drive-thru:

• Sest-Senat, em Porto da Madeira;
  • Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira;
  • Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro;
  • Fórum Ministro Artur Marinho - Justiça Federal de Pernambuco (Avenida Recife), no Jiquiá;
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos;
  • Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Bairro do Recife;
  • Universidade Católica de Pernambuco, na Boa Vista;
  • Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira;
  • Parque da Macaxeira, na Zona Norte;
  • Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária;
  • Geraldão, no bairro da Imbiribeira;
  • Carrefour, no bairro da Torre;
  • Supermercado Big Bompreço (Casa Forte);
  • Supermercado Big Bompreço (Boa Viagem).

As doses da vacina também são aplicadas em salas distribuídas em vários centros de imunização:

• Sest-Senat, em Porto da Madeira;
  • Apolo 235, no Bairro do Recife;
  • Bloco A da Universidade Católica de Pernambuco, na Boa Vista;
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos;
  • Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro;
  • Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo;
  • UniNassau, nas Graças;
  • Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro;
  • Ginásio Geraldão, na Imbiribeira;
  • Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira;
  • Parque da Macaxeira, na Macaxeira;
  • UPA-E do Ibura.

Testagem itinerante

Nesta sexta-feira (14), o Recife tem seis locais com testagem gratuita itinerante (veja lista mais abaixo). Os testes são aplicados das 8h às 16h por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. Para fazer o exame, é preciso apresentar um documento de identificação.

O resultado fica pronto em menos de 30 minutos, de acordo com a prefeitura. Pessoas que estejam com sintomas de doenças respiratórias, mas tenham resultado negativo para o teste de antígeno, podem agendar, com ajuda dos profissionais de saúde da prefeitura, por meio do Atende em Casa, a realização do exame do tipo RT-PCR.

Confira os locais:

• Estação Central do Recife (metrô), no bairro de São José.
  • Praça do Engenho do Meio: Rua Antônio Curado, s/n, Engenho do Meio.
  • Igreja Peniel: Rua Alcântara, 35, Coqueiral.
  • Associação de Moradores UR-10: Rua Alto Erval Novo, s/n, Ibura.
  • Associação dos Moradores da Borborema: Rua Fernando César de Andrade, 35, Boa Viagem.
  • Morro da Conceição: Praça da Conceição, 589, em frente à Unidade de Saúde da Família.

Link da matéria