Recife aplica vacina contra Covid sem agendamento em 11 locais e realiza testes gratuitos em oito bairros nesta semana

PDF Imprimir E-mail

18.10.2021

Até a sexta-feira (22), moradores de diversos bairros do Recife podem ser vacinados contra a Covid-19 e ter acesso a testes para a doença em pontos descentralizados sem necessidade de agendamento. A vacinação itinerante ocorre em 11 localidades, a partir desta segunda-feira (18), e a testagem, em oito bairros, começando na terça-feira (19). Atualmente, a capital vacina adolescentes a partir de 12 anos.

De acordo com a prefeitura, durante o programa de vacinação itinerante, profissionais da Secretaria de Saúde vão buscar pacientes dentro do perfil para receber a primeira ou segunda dose. As ações ocorrem das 8h às 12h (saiba quem pode ser vacinado mais abaixo).

As localidades, segundo a prefeitura, são escolhidas a partir de critérios de ocupação, vulnerabilidade e dificuldade de acesso. Nesses locais, as equipes fazem o cadastro das pessoas no Conecta Recife, ferramenta em que é feito o agendamento para a vacinação na capital.

Os moradores precisam apresentar documento de identificação com foto, comprovante de residência e as documentações específicas para cada um dos grupos prioritários. Quem não tiver comprovante de residência, pode fazer uma autodeclaração de residência. Confira a programação:

Segunda-feira (18)

• Comunidade dos Coqueiros - Rua Alcântara, 35 – Coqueiral.

Terça-feira (19)

• Comunidade Tauá - Rua Tauá, S/N - Santo Amaro (Na Praça Pública).

Quarta-feira (20)

• Conjunto Habitacional Beira Rio - Rua das Moças, 450 - Arruda;
  • Comunidade do Alto do Mandu - Igreja Batista do Mandu - Rua 4 de Março, S/N – Alto do Mandu;
  • Comunidade da Vila Santa Luzia e Casarão do Cordeiro - Rua Zilda S. de Santana, S/N - Torre - Em frente ao Bar do Milton;
  • Comunidade Borborema - Associação dos Moradores da Borborema - Rua Fernando César de Andrade, 35 - Boa Viagem;
  • Comunidade Alto Santa Tereza - Av. Chagas Ferreira, 86 - Nova Descoberta - Barraca Sr. Benício;
  • Associação da UR-10, Rua Alto Herval Novo, S/N, UR 10 - Ao lado do terminal de ônibus e da Escola Maria Adelaide de Barros.

Quinta-feira (21)

• Comunidade Ladeira de Pedra - Rua Dez de Janeiro, S/N - Em Frente à Escola Municipal Deus é Amor (Anexo).

Sexta-feira (22)

• Conjunto Habitacional Hélio Mariano - Rua Lenine Dantas, 105 - Dois Unidos;
  • Comunidade Vasco da Gama - Rua Córrego da Bica, S/N - Escola Municipal Córrego da Bica.

Testagem

Oito localidades recebem ações de testagem para a Covid, das 8h às 16h, entre a terça (19) e a sexta (22). Qualquer pessoa pode fazer o teste, que detecta a doença ativa. O resultado sai em menos de 30 minutos. É preciso apresentar um documento de identificação.

Caso pessoas com sintomas respiratórios tenham resultado do teste negativo, os próprios profissionais agendam, por meio do site Atende em Casa, a realização do exame RT-PCR.

Confira a programação de cada dia:

Terça-feira (19)

• Conjunto Residencial João Paulo II, Av. Beberibe, 3530 - Porto da Madeira;
  • Parque da Macaxeira (das 7h às 11h), Av. Norte Miguel Arraes de Alencar, S/N - Macaxeira;
  • Estação do metrô de Afogados, Estrada dos Remédios, Afogados;
  • Clube de Mães de Três Carneiros, Rua Ibirajá, 235 -Três Carneiros;
  • Campo do Bueirão, Rua Zilda S. de Santana, S/N, Vila Santa Luzia - Torre.

Quarta-feira (20)

• Estação do metrô de Afogados, Estrada dos Remédios, Afogados;
  • Clube de Mães de Três Carneiros, Rua Ibirajá, 235 -Três Carneiros.

Quinta-feira (21)

• Sesc Casa Amarela, Av. Norte Miguel Arraes de Alencar, 1190 - Mangabeira;
  • Estação Central do Recife, Rua Floriano Peixoto, S/N, - Bairro de São José;
  • Clube de Mães de Três Carneiros, Rua Ibirajá, 235 -Três Carneiros;
  • Campo do Bueirão, Rua Zilda S. de Santana, S/N, Vila Santa Luzia - Torre;
  • Convento São Félix Cantalice, Rua José Rodrigues, 160 - Pina.

Sexta-feira (22)

• Estação Central do Recife, Rua Floriano Peixoto, S/N, - Bairro de São José;
  • CS Saúde Bidu Krause, 3ª Travessa Onze de Agosto - Curado;
  • Convento São Félix Cantalice, Rua José Rodrigues, 160 - Pina.

Quem pode se vacinar

Atualmente, o Recife vacina pessoas a partir de 12 anos. Além disso, podem receber a dose de reforço maiores de 60 anos e profissionais de saúde que completaram o esquema vacinal há pelo menos seis meses e pessoas imunossuprimidas que finalizaram o ciclo de imunização há pelo menos 28 dias.

O esquema vacinal é considerado completo quando a pessoa toma duas doses dos imunizantes CoronaVac, Pfizer/BioNTech ou AstraZeneca/Fiocruz, ou a dose única da vacina da Janssen.

É preciso agendar o atendimento por meio do site e aplicativo Conecta Recife (saiba como se cadastrar). Os pontos de vacinação contra a Covid-19 no Recife funcionam das 7h30 às 18h30. A imunização ocorre em 13 pontos de drive-thru:

• Sest-Senat, em Porto da Madeira;
  • Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira;
  • Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro;
  • Fórum Ministro Artur Marinho - Justiça Federal de Pernambuco (Avenida Recife), no Jiquiá;
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos;
  • Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Bairro do Recife;
  • Universidade Católica de Pernambuco, na Boa Vista;
  • Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira;
  • Parque da Macaxeira, na Zona Norte;
  • Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária;
  • Geraldão, no bairro da Imbiribeira;
  • Carrefour, no bairro da Torre;
  • Supermercado Big Bompreço (Casa Forte);
  • Supermercado Big Bompreço (Boa Viagem).

As doses da vacina também são aplicadas em salas distribuídas em vários centros de imunização, conforme lista a seguir:

• Sest-Senat, em Porto da Madeira;
  • Apolo 235, no Bairro do Recife;