Morre Guilherme Robalinho, ex-secretário de Saúde de PE

PDF Imprimir E-mail

24.10.2021

O médico e ex-secretário de Saúde de Pernambuco Guilherme Robalinho morreu aos 81 anos, no Real Hospital Português, na região central do Recife, no final da noite do sábado (23). A unidade de saúde informou, neste domingo (24), que ele faleceu em decorrência de complicações provocadas por uma doença neurológica degenerativa.

Robalinho foi secretário estadual de Saúde entre 1999 e 2004, durante dois mandatos do atual senador Jarbas Vasconcelos (MDB), e titular da Saúde na prefeitura do Recife entre 1993 e 1998.

O Conselho Regional de Medicina em Pernambuco (Cremepe) destacou que, além de ex-secretário, o médico foi conselheiro do órgão e gerente médico do Real Hospital Português, onde foi um dos defensores da criação do Instituto de Ensino e Pesquisa Alberto Ferreira da Costa (IEPAFC) e diretor responsável pelo Real Instituto de Gastrohepatologia.

"Ele formou-se em medicina em 1963 e foi professor de clínica médica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Um homem bom, íntegro e preocupado com a saúde da população", escreveu, em nota, o conselho.

O velório aconteceu no Salão Nobre do Real Hospital Português neste domingo e, segundo a unidade de saúde, a cerimônia de cremação foi exclusiva para familiares, no Morada da Paz, em Paulista, no Grande Recife.

Repercussão

Nas redes sociais, Vasconcelos lamentou o falecimento do médico e amigo pessoal, a quem definiu como um parceiro de trabalho e companheiro de lutas.

"Não é fácil colocar em palavras o desaparecimento de um grande amigo. E quando esse amigo é um parceiro de vida, com mais de 40 anos de caminhada, essa tarefa fica ainda mais difícil. Ele leva um pedaço da nossa própria história, de fortes lembranças e recordações. É assim que sinto a ausência de Guilherme Robalinho", escreveu.

O governador Paulo Câmara (PSB) afirmou que o estado perdeu "um grande homem público", que "sempre pautou sua atuação política pela defesa do SUS e da melhoria do atendimento à população".

O senador Humberto Costa (PT) também utilizou as redes sociais para homenagear o ex-secretário. "Robalinho era um excelente profissional de saúde e uma grande figura humana, com forte atuação política. Meus sentimentos à família", escreveu.

O deputado federal Roberto Freire (Cidadania) definiu como "um grande pesar" o falecimento do amigo e compadre. "Abraço solidário aos filhos, familiares e amigos", escreveu.

"Extremamente dedicado à nossa missão na medicina, Robalinho foi uma figura ímpar na história da Saúde. À frente da gestão da pasta na Prefeitura do Recife e na Secretaria Estadual nos mandatos de Jarbas Vasconcelos, construiu uma carreira sólida e transformou a vida de muitos pernambucanos", disse em nota o atual secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo.

Link da matéria