Recife vacina contra Covid sem agendamento em cinco locais e realiza testes gratuitos em outros seis nesta quarta-feira; veja lista

PDF Imprimir E-mail

27.10.2021

Moradores do Recife podem ser vacinados contra a Covid-19 sem agendar antes em cinco locais nesta quarta-feira (27). A população também pode ter acesso a testes gratuitos para detectar a doença em seis bairros (confira endereços mais abaixo).

Atualmente, a capital vacina adolescentes a partir de 12 anos e aplica dose de reforço em pessoas com mais de 60 anos, profissionais de saúde e pessoas com baixa imunidade (veja detalhes mais abaixo).

De acordo com a prefeitura, durante o programa de vacinação itinerante, profissionais da Secretaria de Saúde vão buscar pacientes dentro do perfil para receber a primeira ou segunda dose. As ações ocorrem das 8h às 12h (saiba quem pode ser vacinado mais abaixo).

As localidades, segundo a prefeitura, são escolhidas a partir de critérios de ocupação, vulnerabilidade e dificuldade de acesso. Nesses locais, as equipes fazem o cadastro das pessoas no Conecta Recife, ferramenta em que é feito o agendamento para a vacinação na capital.

Os moradores precisam apresentar documento de identificação com foto, comprovante de residência e as documentações específicas para cada um dos grupos prioritários. Quem não tiver comprovante de residência, pode fazer uma autodeclaração de residência. Confira a programação:

Quarta-feira (27):

• Habitacional Hélio Seixas - R. João Cavalcante Petribu - Dois Unidos | Próximo à USF Clube dos Delegados
  • Comunidade Alto Santa Isabel - R. Alto Santa Isabel, 487 | Associação de Moradores
  • Comunidade Planeta das Flores Rocinha - R. Itaúna, 70 - Curado
  • Comunidade da Areinha - R. José Rodrigues, 160 - Pina | Convento São Félix Cantalice
  • Comunidade Três Carneiros Alto - Av. Tiradentes, S/N | Clube de Mães

Sexta-feira (29):

• Comunidade do Chiclete, Pirulito e Cajá - Estrada do Barbalho, S/N - Iputinga - Associação dos Moradores
  • Comunidade de Areias - R. Argemiro Galvão, 129 | Instituto Musashi
  • Comunidade Alto do Eucalipto - R. Alto do Eucalipto, 860 | Próximo à Unidade de Saúde

Testagem

Doze bairros recebem ações de testagem para a Covid, das 8h às 16h, entre esta quarta (27) e a sexta (29). Qualquer pessoa pode fazer o teste, que detecta a doença ativa. O resultado sai em menos de 30 minutos. É preciso apresentar um documento de identificação.

Caso pessoas com sintomas respiratórios tenham resultado do teste negativo, os próprios profissionais agendam, por meio do site Atende em Casa, a realização do exame RT-PCR.

Confira a programação de cada dia:

Quarta-feira (27):

• Igreja Batista de Dois Irmãos - Av. Arnaldo Paes de Andrade, S/N – Sítio dos Pintos
  • USF Josué de Castro - Av. Coração de Jesus, 100 – Cohab
  • Compaz Miguel Arraes (Comunidade do Berardo) - Av. Caxangá, 653 – Madalena
  • Projeto Mão Amiga - Rua Guarulhos, 288 - Jardim São Paulo
  • Mercado da Encruzilhada - R. Dr. José Maria, 2-200 – Encruzilhada
  • SESC Santo Amaro - Praça do Campo Santo - Santo Amaro

Quinta-feira (28):

• Escola Municipal Luiz de Camões (Quadra Poliesportiva) - Rua Jacundá, 593 - Ipsep
  • USF Josué de Castro - Av. Coração de Jesus, 100 – Cohab
  • Compaz Miguel Arraes (Comunidade do Berardo) - Av. Caxangá, 653 – Madalena
  • Feira Nova de Afogados - Estr. dos Remédios, S/N – Afogados
  • Mercado de São José - Praça Dom Vital, S/N – São José
  • Mercado da Encruzilhada - Rua Dr. José Maria, 2-200 – Encruzilhada
  • SESC Casa Amarela - Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar, 1190 - Mangabeira

Sexta-feira (29):

• Mercado de São José - Praça Dom Vital, S/N – São José

Quem pode se vacinar

Atualmente, o Recife vacina pessoas a partir de 12 anos. Além disso, podem receber a dose de reforço maiores de 60 anos e profissionais de saúde que completaram o esquema vacinal há pelo menos seis meses e pessoas imunossuprimidas que finalizaram o ciclo de imunização há pelo menos 28 dias.

O esquema vacinal é considerado completo quando a pessoa toma duas doses dos imunizantes CoronaVac, Pfizer/BioNTech ou AstraZeneca/Fiocruz, ou a dose única da vacina da Janssen.

É preciso agendar o atendimento por meio do site e aplicativo Conecta Recife (saiba como se cadastrar). Os pontos de vacinação contra a Covid-19 no Recife funcionam das 7h30 às 18h30. A imunização ocorre em 13 pontos de drive-thru:

• Sest-Senat, em Porto da Madeira;
  • Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira;
  • Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro;
  • Fórum Ministro Artur Marinho - Justiça Federal de Pernambuco (Avenida Recife), no Jiquiá;
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos;
  • Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Bairro do Recife;
  • Universidade Católica de Pernambuco, na Boa Vista;
  • Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira;
  • Parque da Macaxeira, na Zona Norte;
  • Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária;
  • Geraldão, no bairro da Imbiribeira;
  • Carrefour, no bairro da Torre;
  • Supermercado Big Bompreço (Casa Forte);
  • Supermercado Big Bompreço (Boa Viagem).

As doses da vacina também são aplicadas em salas distribuídas em vários centros de imunização, conforme lista a seguir:

• Sest-Senat, em Porto da Madeira;
  • Apolo 235, no Bairro do Recife;