Morre Gabriel Maciel, ex-secretário nacional de Defesa Agropecuária

PDF Imprimir E-mail

03.11.2021

O ex-secretário nacional de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura Gabriel Maciel morreu, aos 70 anos, no Hospital Memorial São José, no Centro do Recife, na noite de terça (2), segundo o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), onde atualmente era diretor de Pesquisa e Desenvolvimento. Ele estava em tratamento de câncer (veja vídeo acima).

Maciel ocupou o cargo de secretário nacional entre 2005 e 2007, durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele também também foi secretário estadual de Agricultura, entre os anos de 2003 a 2004, quando Jarbas Vasconcelos (MDB) era governador.

Formado em agronomia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no ano de 1976, Maciel também fez mestrado em Plant Breeding, na Andhra Pradesh Agricultural University, na Índia, em 1980, e doutorado em Agronomy, na Kansas State University, nos Estados Unidos, em 1995. Como pesquisador, atuou na área de melhoramento genético de sorgo, milho, cana-de-açúcar e milheto.

O IPA divulgou uma nota de pesar pela morte de Maciel, onde disse lamentar "a perda de um de seus mais importantes colaboradores, ao tempo em que se solidariza com familiares e amigos, em especial com sua esposa Fátima Godoy e filhos, Ana Gabriella, Wagner e Leonardo".

O velório e o sepultamento foram marcados para esta quarta-feira (3), no cemitério Morada da Paz, em Paulista, no Grande Recife, até as 17h.

Repercussão

Nas redes sociais, o senador Jarbas Vasconcelos recordou o tempo em que foi governador de Pernambuco e teve Maciel como secretário da Agricultura do estado.

"Seu conhecimento e domínio dos assuntos da produção rural eram reconhecidos por todos. Nossa parceria sempre foi marcada por muita confiança, o que nos levou a uma amizade sólida que se renovava a cada reencontro. Um homem de bem e um chefe de família exemplar. Vai fazer muita falta nesse mundo tão conturbado que estamos vivendo", escreveu Vasconcelos.

O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) também usou as redes sociais para lamentar o falecimento.

"Gabriel trabalhou pelo aprimoramento das políticas públicas de estímulo à produção e à geração de emprego e renda no campo. [...] Deixa como legado o compromisso com o Brasil que produz e distribui riquezas", disse.

Link da matéria