PRIMEIRO LUGAR MEDICINA: Jovem caruaruense é aprovado na UFPE

PDF Imprimir E-mail

25/02/2022

"Foi amor a primeira vista quando eu pensei na possibilidade de ser médico", conta Vinícius sobre seu sonho de cursar Medicina. O jovem de 20 anos, morador da Caruaru, passou em primeiro lugar no curso da UFPE.

Além da Universidade Federal de Pernambuco, que passou na cota de escola pública e renda, sua nota também seria suficiente para entrar em Medicina na USP e a Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Na classificação geral de Medicina na UFPE Campus Agreste, Vinícius alcançou a quarta colocação.

Sonho desde o Ensino Médio
Em 2018, quando concluiu o ensino médio, chegou a passar em biomedicina e odontologia, mas não era o que ele queria. "Não me sentiria realizado", comenta.

Nascido em uma família com poucas condições financeiras, Vinícius não tinha dinheiro para pagar um curso pré-vestibular para alcançar seu sonho.

Quem o ajudou foi seu professor de Física da escola Dom Miguel de Lima Valverde, Weslley Lima, que além de o ensinar também pagou um cursinho online para o aluno.

"Já conhecia Vinícius como aluno e conhecia o esforço e o potencial dele. Ele chegou muito próximo a passar, e eu pensei que se ninguém o ajudasse ele poderia se desestimular e desistir do sonho", revelou o professor Weslley.

Futuro médico
Ciente de que o caminho à frente será árduo, Vinícius se mantém firme no objetivo. Mas a afinidade pelo curso é um grande estímulo.

"Sempre foi um sonho desde criança eu gostava muito da área de ciências", comentou o jovem. Inclusive, sua mãe Ivani Maria de Vasconcelos disse que, quando criança, Vinícius gastou suas economias para comprar cadernos e estudar.

Link da matéria