Concerto beneficente é realizado no Recife durante Semana Santa

PDF Imprimir E-mail

13/04/2022

A Basílica da Penha, localizada no Centro do Recife, será palco do Concerto “Paixão segundo São João”, de Johann Sebastian Bach, neste Domingo de Páscoa (17).

O evento, que é gratuito e beneficente, tem o objetivo de arrecadar doações para a restauração e ampliação do órgão tubos da Igreja Madre de Deus, no Bairro do Recife.

Com o apoio da Arquidiocese de Olinda e Recife e do Consulado Honorário de Luxembourg, em Pernambuco e Paraíba, e Lima e Falcão Advogados, o concerto é uma iniciativa do Ensemble Vocal Cantamus, com patrocínio do Studio d’Opéra de Luxembourg.

Segundo o cônsul de Luxemburgo, Tiago Carneiro Lima, esta é a primeira vez que a famosa paixão será apresentada no Norte-Nordeste do Brasil.

Doações
Interessados em colaborar com doações, podem fazê-las por meio do QR CODE disponível no carta do evento.

Ensaio aberto ao público
Os organizadores promoverão na sexta-feira, dia 15/04, um ensaio aberto na Igreja da Sé, em Olinda, às 18h. A entrada é franca.

O concerto
A Paixão Segundo São João (BWV 245), foi composta por Johann Sebastian Bach, no ano de 1724.

Ela é uma representação musicalmente dramatizada do texto do Evangelho Segundo São João para coro, solistas e orquestra.

Em sua estrutura, a obra contém intervenções corais, recitativos e árias, que têm a função de reproduzir a narração e os diálogos do texto bíblico, bem como, também, de oferecer complementarmente algumas reflexões teológicas.

O concerto será dirigido pelo luxemburguês Radu Pantea, renomado regente e organista, com extensa formação e experiência musical na Europa e ao redor do mundo.

Atualmente, Radu ocupa a presidência do Studio d’Opéra Luxembourg, onde promove o canto lírico com foco no desenvolvimento de jovens talentos.

O coro tem a preparação do maestro e compositor de músicas sacras, Gílson Celerino, formado em música sacra e órgão, na Alemanha, e regente do Ensemble Vocal Cantamus.

Entre os solistas, destacam-se Jabez Lima, que será o “Evangelista”, e . Jabez e Sabah são talentosos cantores do Coro da OSESP, ambos com ampla experiência em diversos concertos pelo Brasil. A paixão contará com a maravilhosa voz da mezzo soprano Virgínia Cavalcanti, pernambucana e professora de canto da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Link da matéria