MAMAM recebe seminário em homenagem aos 70 anos do Atelier Coletivo

PDF Imprimir E-mail

09/09/2022

O Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM) recebe nos dias 15 e 16 de setembro, das 9h às 17h30, o Seminário 70 anos do Atelier Coletivo: Memória e imaginação da arte pernambucana.

O evento é uma celebração às sete décadas do movimento vanguardista do modernismo no estado, que trouxe repercussões de âmbito nacional e que impactam o cenário das artes até hoje.

O seminário vai contar com a participação de pesquisadores, artistas e professores que vão refletir e debater a importância desse movimento para as artes plásticas e visuais.

Entre os palestrantes está o professor Daniel da Hora, neto de Abelardo da Hora, que foi o criador do Atelier Coletivo, e também do artista plástico José Cláudio - que este ano completou 90 anos - e foi um dos integrantes do movimento.

A programação traz mesas redondas que pretendem repercutir as ressonâncias que esse experimento teve e tem atualmente; o engajamento do movimento; a vanguarda do modernismo pernambucano; e, também, discutir o atual cenário artístico do estado.

Para participar do evento, que é gratuito, o intressado deve realizar a sua inscrição pela Internet.

O seminário é uma realização do REC Cultural em parceria com o Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE).

SERVIÇO:
Seminário 70 anos do Atelier Coletivo: Memória e imaginação da arte Pernambucana

Dias: 15 e 16 de setembro

Horários: das 9h às 17h30

Endereço: R. da Aurora, 265 - Boa Vista, Recife

15 de setembro - ABERTURA

Casa, oficina e escola: Memórias do Atelier Coletivo

Horário: Das 10h às 12h

Convidado: José Claudio - artista

Mediação: Júlio Cavani – Autor da Biografia “José Cláudio: Aventuras à Mão Livre”.

Mesa 1

Entre o individual e o coletivo: As experimentações artísticas no Atelier Coletivo

Horário: Das 14h às 17h

Palestrantes: Flávio Weinstein (UFPE), Laura Alves de Sousa (UFPE), Raissa Alves Colaço Paz (UFRPE)