Imersão Científica 2023 tem suas inscrições prorrogadas até hoje (17)

PDF Imprimir E-mail

17/10/2022

O Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) prorroga suas inscrições para a Imersão Científica 2023, do Programa Futuras Cientistas, até hoje (17). 470 vagas estão sendo ofertadas para alunas do 2º ano e professoras do ensino médio de escolas públicas estaduais regulares e de tempo integral, sendo 42 vagas de Pernambuco. É possível realizar sua inscrição a partir do formulário disponível no site gov.br/cetene, atentando-se para a exigência de documentos de acordo com o edital. As candidatas selecionadas receberão um auxílio de R$483 e material de apoio.

A Imersão Científica foi criada em 2012, e tem o objetivo de inserir meninas e mulheres em laboratórios de pesquisa para compreenderem, na prática, o cotidiano de uma cientista e da atividade científica. “Muitas meninas não pensam n este campo de atuação porque não se veem representadas nele. Não sabem que ele é um espaço também para elas. Entrar em um laboratório é apaixonante. Então, nós damos esse empurrãozinho”, comenta a criadora do Futuras Cientistas, Giovanna Machada.

As selecionadas deverão ter disponibilidade de 30 horas semanais, divididas entre o período da manhã (8h às 12h) e o período da tarde (conforme cronograma disponível no edital). O programa foi dividido em 5 semanas, com duração de 21 dias úteis e o total de 100 horas, entre os dias 3 e 31 de janeiro de 2023 em todo o Brasil, exceto no Acre, que acontecerá entre os dias 20 de janeiro e 17 de fevereiro de 2023, e no Pará, que acontecerá entre os dias 6 e 24 de fevereiro de 2023.

Das 470 vagas disponíveis no Brasil, 160 foram destinadas para alunas matriculadas em escolas regulares, 160 para alunas de tempo integral, semi-integral ou do ensino técnico, e 150 vagas para professoras. Em Pernambuco, 14 vagas são destinadas para alunas de tempo integral, 14 para alunas de tempo integral, semi-integral ou do ensino técnico e 14 para professoras.

Em Pernambuco, os planos de trabalho disponíveis de forma híbrida são: ‘Modelando epidemias: um primeiro passo na pesquisa em matemática’, com 4 vagas, na UFRPE; ‘Oficinas Experimentais como metodologia alternativa para o ensino de Química’, com 4 vagas, na UFPE; ‘O Fantástico Mundo das Moléculas: do DNA aos metabólitos’, com 4 vagas, no Cetene; ‘Química analítica e ambiental: explorando possibilidades analíticas para sensoriamento ambiental’, com 5 vagas, no Cetene; ‘Desvendando a fotossíntese’, com 4 vagas, no CRCN; ‘Atividade antimicrobiana de nanopartículas de prata obtidas por síntese verde a partir do extrato da erva-de touro (Tridax procumbens)’, com 5 vagas, no Cetene; ‘Energias renováveis e sua importância no nosso dia a dia: células solares sensibilizadas por corantes’, com 4 vagas, no Cetene; ‘Cosmética – Entendendo fatos e mitos através da formulação de um shampoo’, com 4 vagas, no Cetene; e ‘Admirável mundo microscópico na agricultura’, com 4 vagas, no Cetene. Somente o plano de trabalho ‘Vamos ser Cientistas? Da construção de um mini-laboratório aos experimentos científicos’ será realizado de forma remota, com 4 vagas, pelo Cetene.

Link da Matéria