Braço Robótico desenvolvido na UFPE que interage com urnas eletrônicas é destaque em congresso

PDF Imprimir E-mail

27/10/2022

Na última terça-feira (25), em Brasília, o Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em parceria com a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex) e o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), participou da cerimônia de premiação da sexta edição do Congresso de Inovação, Tecnologia e Direito (EXPOJUD), com o projeto “Automatização da auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas nas eleições com uso de inteligência artificial e robótica”. A iniciativa ficou em terceiro lugar na categoria “Inovação Tecnológica''.

No evento, foi apresentado o robô inteligente desenvolvido pela turma de residência em Robótica e Inteligência Artificial Aplicadas a Testes de Software do CIn, através do convênio com a Softex e um acordo de parceria tripartite com o TRE estadual. O projeto é apoiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com recursos da Lei nº 8.248.

O objetivo da residência é formar profissionais especializados e gerar oportunidades na área de software e hardware, em concordância com o propósito da Softex de fomentar a transformação digital brasileira. O robô desenvolvido é capaz de interagir com as urnas eletrônicas para testes de integridade, contribuindo para o aperfeiçoamento do sistema eleitoral.

Link da Matéria