Raquel Lyra é a primeira governadora eleita em Pernambuco

PDF Imprimir E-mail

30/10/2022

Com uma disputa histórica, em que, pela primeira vez duas mulheres disputaram o inédito cargo de governadora no estado de Pernambuco, a ex-prefeita de Caruaru Raquel Lyra (PSDB) assumirá o executivo estadual a partir de 2023.

Com 17% de vantagem nas urnas, Raquel Lyra (PSDB) conquistou o voto de mais de 3 milhões de pernambucanos (58,70%), contra os 41,30% da segunda colocada Marília Arraes (SD).

Biografia

Formada em direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Raquel Lyra começou na vida pública como delegada concursada da Polícia Federal. A agora governadora também foi concursada do Banco do Nordeste, ainda durante a faculdade. Raquel também passou pela Controladoria Geral de Pernambuco.

A sua trajetória na política iniciou durante a primeira gestão do falecido ex-governador Eduardo Campos: Raquel chefiou entre 2007 e 2010 Procuradoria de Apoio Jurídico e Legislativo do Governador. O vice-governador, à época era o seu pai, João Lyra, que assumiu o posto após o trágico acidente de avião envolvendo o então governador do PSB.

Em 2010, foi eleita deputada estadual, mas se afastou do cargo para assumir a secretaria de Criança e Juventude de Pernambuco. No final de 2012, retornou à Alepe, onde foi reeleita em 2014 com a terceira maior votação do estado. Em 2016 foi eleita prefeita de Caruaru, se reelegeu no ano de 2020. Em abril deste ano, deixou a prefeitura com mais de 70% de aprovação para disputar o Governo de Pernambuco.

Link da matéria