Oficina de crítica teatral abre inscrições para formação gratuita e presencial |
03/11/2022 Estão abertas as inscrições para a ação formativa Outros Olhares, Outras Escritas - Oficina de Crítica Teatral. As aulas são gratuitas e acontecem em três módulos semanais, de segunda a sexta, no Centro de Artes e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (CAC-UFPE), das 19h às 21h. O projeto tem incentivo do Funcultura, produção da Miracéu Audiovisual, além de parcerias com a Centrae Acessibilidade e com a revista multimídia 4 Parede (PE) e visa a fomentar a produção da crítica teatral no estado. As inscrições podem ser feitas até este sábado (05), neste link. As aulas iniciam no dia 07 de novembro de 2022 e contarão com intérprete de Libras. Ministrada por Rodrigo Dourado (UFPE/Teatro de Fronteira), Lorenna Rocha (INDETERMINAÇÕES/4 Parede) e Bruno Siqueira (UFPE/4 Parede) a atividade terá carga horária de 45h, com uma única turma de 30 alunos. “Apesar da visão dos eixos temáticos, a ideia do curso é investir no diálogo entre os três módulos, de modo a oferecer e criar coletivamente ferramentas para a escrita da crítica de teatro a partir do diálogo entre as expressões teatrais e performativas em seus sentidos históricos e contemporâneos. Tatearemos, ainda, o passado recente e as produções de teatro virtual que tomaram grandes proporções devido ao isolamento geográfico-social produzido pela pandemia da COVID-19”, detalha Lorenna Rocha, idealizadora do projeto. “É em diálogo com a reflexão crítico-analítica que artistas e públicos podem mediar suas relações com a obra, avançando no trato da matéria teatral em suas dimensões várias: artísticas, culturais, políticas. Vamos refletir sobre a cena contemporânea desde o ângulo dos Teatros do Real e das Dissidências Sexo-Gênero”, explica Dourado. De 07 a 11 de novembro, acontece o Módulo I, com o tema “Da encenação ao teatro queer: um passeio pela linguagem teatral, cena brasileira e crítica de teatro”, ministrado por Rodrigo Dourado. A ideia é se aproximar das principais tendências e mutações da cena teatral/performativa ao longo do século XX, desde a ascensão e hegemonia da encenação moderna à emergência dos artivismos sexuais contemporâneos, passando pelo papel central da performance na rearticulação das estéticas e éticas cênicas ocidentais das últimas décadas. Na semana de 21 a 25 de novembro, é a vez de Lorenna Rocha comandar o Módulo II, com o tema “Teatros online, arquivos de teatro e crítica teatral: campos em expansão”. Aqui, será abordado o cenário da crítica contemporânea brasileira, levando em consideração questões de raça, gênero e classe. A investigação terá como foco a intersecção entre linguagem teatral e cinematográfica, as noções de teatros online e teatros expandidos, os quais visam se aproximar de novas dinâmicas de espectatorialidade, mediadas pela imagem. Já Bruno Siqueira dedicará suas aulas às “Outras estéticas, outras epistemologias, outras escritas: os teatros negros brasileiros”, de 05 a 09 de dezembro. No terceiro e último módulo da oficina, o ministrante buscará localizar a produção artística brasileira dentro de uma geopolítica de passado colonial, que continua reproduzindo a colonialidade do poder, do saber e das subjetividades, estimulando um olhar crítico que busque identificar aquilo que se produz e reproduz dentro dessas estruturas, visando ativar um olhar opositivo para a cena teatral. “O que os novos teatros pretos têm oferecido como desafio para a estética colonial? Que outros olhares críticos nós devíamos assumir para esse novo panorama? O objetivo deste módulo é buscar uma descolonização do nosso olhar”, comenta Bruno. O curso está aberto para o público geral, artistas, técnicos, pesquisadores, críticos, espectadores e estudantes de diversas áreas do conhecimento. Serão garantidas 20% das vagas para pessoas negras, indígenas, quilombolas e LGBTTQIA+, assim como 10% das vagas para pessoas surdas e ensurdecidas, portadores de deficiência motora e/ou de mobilidade reduzidas. Receberão certificado os participantes que participarem de, no mínimo, de 70% da carga horária total do curso. Alunos e alunas deverão entregar um texto crítico como atividade de finalização da ação formativa. Os textos críticos produzidos pelos participantes serão publicados online junto a um episódio de podcast com o tema “Crítica Teatral em Pernambuco”. Ainda, os ministrantes elaborarão um ensaio textual de forma conjunta, a partir das experiências vivenciadas na ação formativa, acerca da formação de espectadores e os novos olhares críticos para a cena teatral local e nacional, com o objetivo de situar as vivências da oficina num contexto mais amplo de discussões sobre a cena teatral em Pernambuco e o exercício da crítica teatral contemporânea. Todos os produtos serão disponibilizados gratuitamente no site 4 Parede. Sobre os oficineiros: Lorenna Rocha Rodrigo Dourado Bruno Siqueira Professor Associado do curso de Teatro e do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da UFPE. Tem formação em Crítica literária e Crítica Teatral. Desenvolve pesquisa sobre as dramaturgias negras no Brasil, com financiamento do CNPq e do Funcultura. Escreve crítica acadêmica e teatral. Além de escrever em revistas acadêmicas publicadas ao longo do Brasil, como a Estudos da Presença, tem publicado, desde o ano de 2006, críticas de espetáculos em veículos como Diario de Pernambuco, Jornal do Commercio, Portal TeatroPE e 4 Parede. Nesse último, já roteirizou e realizou podcasts sobre teatro e outras artes da cena; escreve críticas e atua também como editor de textos. Serviço: Abertas inscrições para Oficina “Outros olhares, outras escritas” Inscrições até este sábado (5/11), por este link. |