Oficina de crítica teatral abre inscrições para formação gratuita e presencial

PDF Imprimir E-mail

03/11/2022

Estão abertas as inscrições para a ação formativa Outros Olhares, Outras Escritas - Oficina de Crítica Teatral. As aulas são gratuitas e acontecem em três módulos semanais, de segunda a sexta, no Centro de Artes e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (CAC-UFPE), das 19h às 21h. O projeto tem incentivo do Funcultura, produção da Miracéu Audiovisual, além de parcerias com a Centrae Acessibilidade e com a revista multimídia 4 Parede (PE) e visa a fomentar a produção da crítica teatral no estado. As inscrições podem ser feitas até este sábado (05), neste link. As aulas iniciam no dia 07 de novembro de 2022 e contarão com intérprete de Libras.

Ministrada por Rodrigo Dourado (UFPE/Teatro de Fronteira), Lorenna Rocha (INDETERMINAÇÕES/4 Parede) e Bruno Siqueira (UFPE/4 Parede) a atividade terá carga horária de 45h, com uma única turma de 30 alunos. “Apesar da visão dos eixos temáticos, a ideia do curso é investir no diálogo entre os três módulos, de modo a oferecer e criar coletivamente ferramentas para a escrita da crítica de teatro a partir do diálogo entre as expressões teatrais e performativas em seus sentidos históricos e contemporâneos. Tatearemos, ainda, o passado recente e as produções de teatro virtual que tomaram grandes proporções devido ao isolamento geográfico-social produzido pela pandemia da COVID-19”, detalha Lorenna Rocha, idealizadora do projeto.

“É em diálogo com a reflexão crítico-analítica que artistas e públicos podem mediar suas relações com a obra, avançando no trato da matéria teatral em suas dimensões várias: artísticas, culturais, políticas. Vamos refletir sobre a cena contemporânea desde o ângulo dos Teatros do Real e das Dissidências Sexo-Gênero”, explica Dourado.

De 07 a 11 de novembro, acontece o Módulo I, com o tema “Da encenação ao teatro queer: um passeio pela linguagem teatral, cena brasileira e crítica de teatro”, ministrado por Rodrigo Dourado. A ideia é se aproximar das principais tendências e mutações da cena teatral/performativa ao longo do século XX, desde a ascensão e hegemonia da encenação moderna à emergência dos artivismos sexuais contemporâneos, passando pelo papel central da performance na rearticulação das estéticas e éticas cênicas ocidentais das últimas décadas.

Na semana de 21 a 25 de novembro, é a vez de Lorenna Rocha comandar o Módulo II, com o tema “Teatros online, arquivos de teatro e crítica teatral: campos em expansão”. Aqui, será abordado o cenário da crítica contemporânea brasileira, levando em consideração questões de raça, gênero e classe. A investigação terá como foco a intersecção entre linguagem teatral e cinematográfica, as noções de teatros online e teatros expandidos, os quais visam se aproximar de novas dinâmicas de espectatorialidade, mediadas pela imagem.

Já Bruno Siqueira dedicará suas aulas às “Outras estéticas, outras epistemologias, outras escritas: os teatros negros brasileiros”, de 05 a 09 de dezembro. No terceiro e último módulo da oficina, o ministrante buscará localizar a produção artística brasileira dentro de uma geopolítica de passado colonial, que continua reproduzindo a colonialidade do poder, do saber e das subjetividades, estimulando um olhar crítico que busque identificar aquilo que se produz e reproduz dentro dessas estruturas, visando ativar um olhar opositivo para a cena teatral. “O que os novos teatros pretos têm oferecido como desafio para a estética colonial? Que outros olhares críticos nós devíamos assumir para esse novo panorama? O objetivo deste módulo é buscar uma descolonização do nosso olhar”, comenta Bruno.

O curso está aberto para o público geral, artistas, técnicos, pesquisadores, críticos, espectadores e estudantes de diversas áreas do conhecimento. Serão garantidas 20% das vagas para pessoas negras, indígenas, quilombolas e LGBTTQIA+, assim como 10% das vagas para pessoas surdas e ensurdecidas, portadores de deficiência motora e/ou de mobilidade reduzidas. Receberão certificado os participantes que participarem de, no mínimo, de 70% da carga horária total do curso. Alunos e alunas deverão entregar um texto crítico como atividade de finalização da ação formativa.

Os textos críticos produzidos pelos participantes serão publicados online junto a um episódio de podcast com o tema “Crítica Teatral em Pernambuco”. Ainda, os ministrantes elaborarão um ensaio textual de forma conjunta, a partir das experiências vivenciadas na ação formativa, acerca da formação de espectadores e os novos olhares críticos para a cena teatral local e nacional, com o objetivo de situar as vivências da oficina num contexto mais amplo de discussões sobre a cena teatral em Pernambuco e o exercício da crítica teatral contemporânea. Todos os produtos serão disponibilizados gratuitamente no site 4 Parede.

Sobre os oficineiros:

Lorenna Rocha
Lorenna Rocha é historiadora (UFPE), pesquisadora, crítica cultural. Co-fundadora da INDETERMINAÇÕES - plataforma de crítica e cinema negro brasileiro. Editora-chefe da revista camarescura. Editora e crítica de teatro na Quarta Parede. Foi redatora da Revista Cinética. Possui publicações em diversos sites, blogs e revistas, como Questão de Crítica, Verberenas e Critical Stages. Foi programadora do 23º FestCurtas BH (2021, 2022) e da edição especial do Janela Internacional de Cinema do Recife (2022). É idealizadora do projeto SABERES ESPIRALARES - sobre teatros negros e a cena teatral contemporânea [preta] e cinema negro brasileiro: investigações através da crítica (2022).

Rodrigo Dourado
Professor do Curso de Teatro do Departamento de Artes da UFPE. Doutor em Artes Cênicas pela UFBA. É também tradutor, dramaturgo e fundador/diretor do grupo Teatro de Fronteira, com atuação na cidade do Recife (PE) e da Companhia de Teatro da UFPE. Venceu os prêmios Ariano Suassuna (Fundarpe/PE) e Funarte de Dramaturgia, em 2018, com o texto "Terminal". Autor do livro "Bonecas falando para o mundo: identidades 'desviantes' de gênero e sexualidade no teatro" (Sesc/2017). Tem artigos e traduções publicados em Próximo Ato: Teatro de Grupo (Itaú Cultural/2011), Repertório (PPGAC/UFBA), Urdimento (PPGAC/Udesc), Conjunto (Casa de las Americas/Cuba), Ensaio Geral (UFPA), Rascunhos (Universidade Federal de Uberlândia) Revista da SBAT, Trema, Revista Continente Multicultural (CEPE/PE), Portal 4 Parede, entre outros.

Bruno Siqueira

Professor Associado do curso de Teatro e do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da UFPE. Tem formação em Crítica literária e Crítica Teatral. Desenvolve pesquisa sobre as dramaturgias negras no Brasil, com financiamento do CNPq e do Funcultura. Escreve crítica acadêmica e teatral. Além de escrever em revistas acadêmicas publicadas ao longo do Brasil, como a Estudos da Presença, tem publicado, desde o ano de 2006, críticas de espetáculos em veículos como Diario de Pernambuco, Jornal do Commercio, Portal TeatroPE e 4 Parede. Nesse último, já roteirizou e realizou podcasts sobre teatro e outras artes da cena; escreve críticas e atua também como editor de textos.

Serviço:

Abertas inscrições para Oficina “Outros olhares, outras escritas”

Inscrições até este sábado (5/11), por este link.
Aulas gratuitas e presenciais no CAC-UFPE
30 vagas disponíveis
Três módulos semanais, de segunda a sexta, das 19h às 21h.
Início das aulas: 07 de novembro de 2022
Mais informações: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

Link da matéria