Festival MOV leva o cinema universitário para o centro do Recife

PDF Imprimir E-mail

04/11/2022

O MOV - Festival Internacional de Cinema Universitário retorna ao centro do Recife em sua quinta edição, que ocorre entre os dias 7 a 09 de novembro, com entrada gratuita.

O festival será no Teatro do Parque e reunirá filmes nacionais e internacionais, produzidos por estudantes de diferentes universidades, escolas livres, oficinas, coletivos e cursos de educação não formal de audiovisual.

Douglas Henrique é cineasta e compôs a equipe da curadoria do festival pela primeira vez. Para ele, a mostra é uma forma de avaliar a atuação do cinema universitário brasileiro, que apesar de sofrer com a escassez de equipamentos, não perde para o cinema universitário internacional no quesito criativo.

“Apesar da gente não ter a estrutura técnica de som e vídeo que as faculdades internacionais tem, em relação a questões mais criativas, como o roteiro, dá pra ver que é tudo muito equiparado. É muito bom perceber isso no cinema universitário brasileiro!”, afirmou.

A equipe responsável pela curadoria recebeu a inscrição de mais de mil filmes. Desse total, selecionaram os que serão exibidos nas mostras nacionais e internacionais. Entre as obras escolhidas, está o curta “Como É Se Apaixonar”, dirigido por Lucas Marçal e Pietra Couto, estudantes de Cinema e Audiovisual da UFPE. O filme foi produzido a partir de um trabalho da faculdade e retrata o início de uma história de amor entre duas pessoas negras.

“O filme é um primeiro passo para começar a povoar os imaginários coletivos e trocar a ideia que as pessoas têm sobre a comunidade negra. Reivindicar o lugar que já é nosso. No início do curta tem uma frase de Djamila Ribeiro que diz que ‘O amor, por mais que tenha me sido negado várias vezes, é um direito’. Gosto de pensar nesse amor como o amor próprio também”, afirmou Lucas, ao comentar sobre o processo de direção do curta.

O evento é realizado com o apoio da Fundarpe e da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas. A programação também conta com uma etapa remota, que ocorrerá entre os dias 10 à 17 de novembro, através do site https://mov-festival.com/.

Link da matéria