Enem 2022: 1.948 PMs farão a segurança do exame em Pernambuco

PDF Imprimir E-mail

10/11/2022

Em Pernambuco, a segurança do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, que ocorrerá nos próximos dois domingos (13 e 20 de novembro), contará com 1.948 policiais militares por dia da avaliação.10/11

Os PMs ficarão responsáveis pela escolta dos malotes com os cadernos de provas, transportados pelos Correios até os 689 locais de aplicação do exame, distribuídos em 83 cidades e no arquipélago de Fernando de Noronha. Também pelo policiamento nos prédios e arredores.Ano passado a PM contabilizou 2.183 homens nessa mesma operação, por dia de Enem. Segundo a corporação, a diminuição no efetivo, comparado com 2021, ocorre porque na conta da edição passada foi divulgado o número de policiais que atuaram também no trânsito e em viaturas de apoio em pontos com grande concentração de candidatos.

Desta vez, não. Por isso a diferença de 235 homens entre os dois anos. Mas na prática, também conforme o comando da PMPE, a segurança esse ano será maior pois houve redução no quantitativo de prédios.Em 2021 foram 820 locais de aplicação e este ano são 689, uma diminuição de 16%. "Tivemos um pequeno reforço de 2% no número de lançamentos. Passou de 4.123 ano passado para 4.188 este ano. Considerando que há menos locais de aplicação das provas, o policiamento se torna maior", explica o assessor de comunicação da PMPE, coronel Tibério Noronha.

HORÁRIOS DO ENEM
No País, o Enem tem 3.396.632 inscritos. Como nas duas últimas edições, as versões impressa e digital serão nas mesmas datas e horários. Do total de candidatos, 3.331.566 farão a prova em papel e 65.066 pelo computador. Em Pernambuco há 184.860 candidatos para o Enem impresso e 1.977 para o modelo digital.

MALOTES COM AS PROVAS
Os malotes com as provas chegaram em Pernambuco no início deste mês. Ficam armazenados em quartéis do Exército ou em galpões dos Correios em seis cidades do Estado: Recife, Caruaru, Garanhuns, Salgueiro, Arcoverde e Petrolina.

Do total de PMs por dia do Enem, 1.480 atuarão no Recife, Região Metropolitana e Zona da Mata. Outros 1.352 estarão no Agreste e 1.014 no Sertão. Para Fernando de Noronha e outros pontos a corporação separou 50 policiais. Mais 292 farão as escoltas.

COMANDO E CONTROLE
Nos dois domingos do Enem é acionado o Centro Integrado de Comando e Controle Regional, que fica no bairro de São José, área central do Recife. É coordenado pela Secretaria de Defesa Social.

Neste local estarão reunidos representantes de diversos órgãos envolvidos direra ou indiretamente na aplicação do Enem: Policiais Civil, Militar, Federal e Rodoviária; CTTU, Bombeiros, Correios, Cesgranrio (consórcio aplicador), Celpe, Compesa, entre outros.

A ideia é que caso haja algum problema durante o exame, o órgão ou empresa responsável por resolvê-lo possa fazer isso rapidamente.

Quem deseja ingressar em todas as universidades públicas de Pernambuco tem que obrigatoriamente fazer o Enem pois é com a nota dele que poderá concorrer a vagas de graduações, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), na UFPE, UFRPE, UFAPE, Univasf, UPE, IFPE e IF Sertão.No próximo domingo (13) as provas serão de redação, linguagens e ciências humanas. No dia 20 os testes serão de matemática e ciências da natureza.Em ambos os dias, portões serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h, com início das provas às 13h30. A saída é liberada a partir das 15h30. No dia 13 o Enem acaba às 19h e no dia 20 às 18h30. Só pode sair com o caderno de provas faltando meia hora para acabar o exame.

Link da Matéria