BR-232: motoristas vão ter que fazer DESVIO de 2 km por causa das OBRAS de alargamento na saída do RECIFE

PDF Imprimir E-mail

15/11/22

O avanço das obras de alargamento da BR-232 na saída do Recife, no Curado, Zona Oeste da capital, vai provocar mais transtornos ao tráfego da região. Agora, os motoristas que estiverem entrando no Recife e quiserem acessar a Zona Sul da Região Metropolitana terão que fazer um desvio de aproximadamente dois quilômetros.

As mudanças passaram a valer nesta segunda-feira (14/11), segundo o Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE), e vão pegar os motoristas que retornam do feriadão da Proclamação da República de surpresa.

Desde então, está proibido usar a alça de acesso à BR-101, no sentido interior/capital, e o tráfego está sendo desviado pela rotatória em frente à Reitoria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Esse desvio deverá valer por, pelo menos, 20 dias.

BR-232: OBRAS de alargamento da rodovia entram em nova etapa e mudam CIRCULAÇÃO na saída do RECIFE

BR-232: obras de alargamento avançam e congestionamentos já têm data para acabar. Confira quando

As intervenções são necessárias, explica o DER-PE, para que seja executada a implantação da pavimentação em concreto armado na pista principal, em um trecho de 500 metros, na altura do Km 4,8.

DESVIO DA BR-232
Enquanto durarem as obras de pavimentação, os condutores que estiverem entrando no Recife, pela BR-232, no sentido da Ceasa ou da Zona Sul da Região Metropolitana do Recife, não poderão mais entrar à direita e pegar a BR-101 na direção Sul.

Serão obrigados a seguir em frente pela pista principal, entrar na alça à direita após a descida do viaduto, seguir pela pista central da BR-101 no sentido Paulista até a Reitoria da UFPE, onde fará o retorno no giradouro embaixo dos viadutos. E seguirá pela pista lateral no sentido Ceasa e Zona Sul.

O trajeto do desvio tem aproximadamente dois quilômetros e foi sinalizado com placas informativas para orientar os motoristas, inclusive à noite - garante o DER-PE.

CONHEÇA O PROJETO DE ALARGAMENTO
A BR-232 ganhará uma terceira faixa no sentido Recife-Interior e outra no sentido contrário (Interior-Recife). A perspectiva do governo do Estado é que a adequação da capacidade viária do trecho rodoviário reduza o tempo de viagem nos 6,7 quilômetros em 58%, passando dos atuais 60 minutos para 25 minutos.

Números da Seinfra apontam que são 67 mil veículos circulando apenas naquele trecho e 28 mil pessoas passando no transporte público coletivo operado por 13 linhas de ônibus. No total, são 4 milhões de usuários contínuos no trecho, também segundo o Estado. Os R$ 99,8 milhões são recursos do governo do Estado, dentro do Plano Retomada.

Além da recuperação do pavimento - que será de concreto nas pistas principais e centrais (onde o tráfego é mais pesado) e de CBUQ (asfalto) nas vias locais (onde o tráfego é menos pesado) -, o projeto de adequação viária da BR-232 na saída do Recife promete deixar a área urbanizada, integrada com o transporte coletivo e acessível aos modais ativos (bicicletas e pedestres).

Para isso, será implantada uma ciclovia ao longo dos 6,8 km do trecho, localizada sempre na margem sul da rodovia (do lado do Jardim Botânico do Recife). Baias para os ônibus nos 15 pontos de embarque e desembarque, sinalização horizontal e vertical para garantir a travessia dos pedestres, e uma nova iluminação em LED também serão instaladas.

A readequação prevê a construção de duas alças em nível - sem ser elevadas, o que puxou o valor da obra para baixo -, para retorno dos veículos - algo difícil de ser feito atualmente. E, ainda, a requalificação e construção de três passarelas no trecho. O custo inicial do alargamento era de R$ 145 milhões.

Link da Matéria