No Ar Coquetel Molotov promove encontros entre gêneros da música brasileira, neste sábado (19)

PDF Imprimir E-mail

18/11/22

A diversidade será a tônica da 19ª edição do No Ar Coquetel Molotov, neste sábado (19), marcando o retorno do evento às suas origens. Por quase uma década, o campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi a sede dos primeiros festivais e agora volta a ser, dessa vez em uma ocupação ampliada. Serão quatro palcos, divididos entre a Concha Acústica e a área exterior da universidade com atrações que vão de Letrux a Marcos Vale.

A programação teve curadoria de Libra (palco KMKZE) e Benke Ferraz (Palco Som Na Rural). Ana Garcia, mentora e diretora do Coquetel Molotov, também participou ativamente da escolha das atrações, que promoveu a mistura de artistas já consagrados com aqueles que acabaram de estourar na internet.
“Acho que o coquetel sempre fez isso, mas talvez a diversidade esteja mais acentuada este ano”, destaca Ana Garcia. Ela lembra que cresceu em uma família de músicos clássicos e frequentava teatros, mas amava rap e só assistia a bandas de rock em sua juventude. “Acho que o público também curte gêneros diferentes e não deixa o evento ficar cansativo”, avalia.

Atrações
O line-up do festival apresentará Letrux, que recebe Supla para uma participação especial, além de nomes como Jup do Bairro, Rico Dalasam, Flora Matos, Marcos Valle, Don L, Brasil Grime Show e Jovem Dionísio.

Mas estes são apenas alguns dos artistas que fazem parte da programação de mais de 16 horas e mais de 30 apresentações nos palcos “Coquetel Molotov”, “Natura Musical”, “KMKASE” e “Som da Rural”. Confira a programação completa abaixo.

Encontros de artistas
Além de celebrar a diversidade da música brasileira, o Coquetel Molotov promoverá alguns encontros especiais no palco. A cantora carioca Letícia Pinheiro de Novaes, a Letrux recebe em seu show a participação inédita do cantor paulista Supla. “Eu amo o Supla há muito tempo. Ele participou do meu podcast ‘Taradas por Letras’ (que fiz durante a pandemia com minha amiga Leïlah Accioly, em que analisamos letras de músicas). Também fiz uma live com ele sobre grunge na pandemia, eu tocava e ele também, e percebemos alguns gostos em comum”, lembra Letrux.

“Nos apresentamos na virada cultural e nossa banda ficou hipnotizada com a apresentação dele, ele tem muito viço. Minha escola foi do rock and roll, apesar d’eu passear por muitos estilos (e amar vários), foi o rock que salvou minha vida e abriu minha cabeça então ver o show dele foi muito gostoso. Tocar e cantar com ele vai ser um encontro muito astral, potente, a gente quer tacar fogo”, comenta a cantora. “Eu toquei com minha banda ‘Supla e os punks de boutique’ e ela cantou com a banda dela”, recorda Supla, que faz segredo sobre qual música os dois vão cantar juntos.

A experiência e a juventude
Outro encontro inusitado será do cantor e compositor carioca Marcos Valle, que consolidou sua carreira desde os anos de 1960, passando por várias fases e estilos, com a banda Jovem Dionísio. “Recentemente, eu gravei com eles uma música que se chama ‘O melhor do mundo’, gravada como single. Nunca tocamos isso ao vivo, cada um fará participação no show do outro”, adianta Valle.

“Já tem bastante tempo que não vou em Recife. Então, estou muito feliz com o convite. Eu sempre curti muito, desde cedo as minhas primeiras influências de música, o baião, o frevo. Tanto que eu cheguei a fazer dois frevos em certos momentos em minha carreira e muitas vezes misturei o frevo com outros ritmos. Logicamente, a música do Recife é maravilhosa e faz parte mesmo da minha formação”, comemora o artista carioca, que promete um repertório que passeia pelas diversas fases da carreira. Além de seus clássicos, ele apresenta algumas músicas novas, a exemplo da parceria com Liniker, a canção “Vida”.“Fizemos e gravamos juntos exatamente celebrando a volta do amor, de todo mundo junto”, comenta.

Sustentabilidade e Acessibilidade
O No Ar Coquetel Molotov voltará a ter neste ano o Selo Evento Neutro de Responsabilidade Compartilhada. As emissões de carbono de toda a programação do evento serão quantificadas e compensadas com uma calculadora de emissões on-line para o público poder acompanhar. Em parceria com a Eccaplan, cada tonelada de CO² emitida no festival será compensada com a compra de 1 crédito de carbono de projetos brasileiros certificados valorizando a “mata em pé” incentivando a preservação e o não desmatamento de áreas verdes.

O No Ar tem ainda a crescente preocupação em torná-lo 100% acessível. Nesta edição, o Coquetel Molotov terá uma lista PCD gratuita, além de intérpretes de libras no palco. É um festival que se orgulha de ser um evento "Women e LGBT Friendly” e que vem trabalhando a cada ano com ações de acessibilidade e inclusão com a inserção de pessoas trans no mercado de trabalho na área cultural.

Coquetel no Interior
Na penúltima semana de novembro, o Coquetel Molotov volta ao interior de Pernambuco realizando mais uma edição do festival na cidade de Belo Jardim, onde tradicionalmente leva oficinas, apresentações e outras atividades. Na “Terra de Músicos”, o No Ar realiza shows gratuitos no dia 26 de novembro.

Programação completa:

20h30 - Lado Fim do Mundo
21h30 - Dersuzalá
22h40 - Test
23h40 - Cidade Dormitório (participação Tóri)

19º Coquetel Molotov
Onde: Campus da UFPE
Quando: 19/11
Ingressos: R$ 110 (meia), R$ 120 (social) e R$ 220 (inteira) no Sympla e BarChef (RioMar Shopping)
Instagram: @noarcm

Link da Matéria