Enem 2022: Pernambuco tem esquemas de trânsito, transporte e segurança para segundo dia de provas; veja detalhes

PDF Imprimir E-mail

18/11/22

Mais de 184 mil jovens se inscreveram para fazer a versão impressa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, em Pernambuco. Outros 1.977 estudantes participarão pela internet. Por causa da segunda etapa dos testes, no domingo (20), foram montados esquemas especiais de transporte, trânsito e policiamento. É preciso ficar atento aos horários e a exigências da organização.

A primeira etapa do Enem aconteceu no domingo (13). Foram aplicadas provas de ciências humanas e linguagens, além da redação. O índice de abstenção foi de 27% na modalidade impressa.

Em Pernambuco são 689 locais de aplicação de provas, espalhados por 83 municípios, além do arquipélago de Fernando de Noronha.

O número é 16% menor do que no ano passado, quando Pernambuco teve 820 pontos de realização do exame.

Na segunda etapa do exame serão aplicadas provas de matemática e ciências da natureza. Cada disciplina tem 45 questões.

Nos locais de prova, os portões dos prédios serão abertos às 12h. Eles fecharão às 13h em ponto e, meia hora depois, terão início os testes. O exame terminará às 18h30.

Segundo o Grande Recife Consórcio, responsável pela gestão do sistema de coletivos, haverá reforço em 25 linhas da Região Metropolitana.

Os estudantes terão à disposição 116 ônibus. Juntos, eles farão 1072 viagens ao longo do dia. Ou seja, 31 veículos e 228 viagens a mais que em domingos comuns.

Veja linhas com reforço
020 – Candeias/TI Tancredo Neves
032 – Setúbal (Conde da Boa Vista)
061 – Piedade
071 – Candeias
346 – TI TIP (Conde da Boa Vista)
440 – CDU/Caxangá/Boa Viagem
860 – TI Xambá (Príncipe)
1977 – TI Pelópidas (Conde da Boa Vista)
1983 – TI Rio Doce (Princesa Isabel)
1992 – Pau Amarelo
1993 – Conjunto Praia do Janga
1994 – Conjunto Beira Mar
202 – Barro Macaxeira (Várzea)
640 – Guabiraba/Derby (Joana Bezerra)
2431 – TI CDU/TI Caxangá (UFPE)
2466 – Vera Cruz/TI Camaragibe
2490 – TI Camaragibe/TI Macaxeira
2920 – TI Rio Doce/TI CDU
521 – Alto Santa Isabel (Conde da Boa Vista)
522 – Dois Irmãos (Rui Barbosa)
162 – Muribeca/TI Cajueiro Seco
163 – TI Cajueiro Seco (Circular)
164 – Marcos Freire/TI Cajueiro Seco
168 – TI Tancredo Neves (Conde da Boa Vista)
198 – Ipojuca/TI Cabo
A Central de Atendimento ao Cliente do consórcio funcionará das 7h às 19h, pelo 0800 081 0158, apenas para chamadas de telefone fixo, e o Whatsapp (99488.3999) das 5h30 às 21h30 para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos.

Os clientes podem entrar em contato com estes canais de comunicação para tirar dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações.

Trânsito no Recife
Por meio de nota, a prefeitura do Recife informou que agentes vão atuar nos principais corredores viários com fiscalização e orientação. A meta é evitar retenções, já que se espera um maior número de veículos nas ruas para realização das provas.

Além do efetivo nas vias, o monitoramento também será realizado pela equipe da Central de Operações de Trânsito (COT), que acompanhará o fluxo de pessoas e veículos com o auxílio das câmeras de videomonitoramento.

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) informou que a população poderá acionar os serviços do órgão, por meio do teleatendimento, que é gratuito e funcionará 24 horas, pelo 0800.081.1078.

De acordo com a CTTU, condutores não devem estacionar em local proibido, porque isso pode dificultar a mobilidade dos cidadãos a caminho da prova do Enem, além de colocar pedestres em risco.

A fiscalização será rigorosa, segundo a autarquia. Caso o veículo seja flagrado sobre calçadas ou em fila dupla, correrá o risco de ser notificado e removido. Já o motorista poderá receber multas entre leve, média e grave.

Segurança
Desde o início do Enem, a Polícia Militar montou um esquema com 4.188 postos de trabalho para homens e mulheres para fazer a segurança.

O efetivo é levemente maior do que a operação montada para o exame em 2021, quando foram 4.123 postos de trabalho.

Além de garantir a segurança nos locais de prova, os PMs trabalham também na escolta dos malotes com as provas e com os cartões resposta dos alunos.

O que levar
Nos dois dias do exame, os candidatos precisarão levar um documento de identificação original com foto. Não são aceitas cópias, mesmo que autenticadas, nem documentos que não tenham foto.

Também é preciso levar uma caneta esferográfica de cor preta. A caneta precisa ter sido fabricada em material transparente. O candidato precisar estar ainda com o cartão de confirmação de inscrição.

Existe uma série de itens que não podem ser levados para o local de aplicação do exame. São eles:

Dispositivos eletrônicos (calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets e demais aparelhos eletrônicos);
Caneta que não seja de material transparente;
Óculos escuros;
Lapiseira, lápis e similares;
Livros e anotações;
Chaves, relógios;
Boné, chapéu ou gorro;
Fone de ouvido ou similares.

Alerta
A orientação do Ministério da Educação é que as pessoas cheguem aos locais ao meio-dia para evitar atrasos que possam prejudicar o candidato ou até impedir que ele faça a prova.

O prédio em que cada candidato fará o exame é informado no Cartão de Confirmação da Inscrição. Ele pode ser gerado pela internet.

Link da Matéria