Projeto “Transforma”, da Esmape, aprova 50% dos alunos no Sisu

PDF Imprimir E-mail

07/03/2023

Um projeto social da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape) vem transformando a vida de jovens de comunidades do Recife e Região Metropolitana. Em seu segundo ano de atividade, o “Transforma” conseguiu aprovar 50% dos seus alunos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O projeto reúne voluntários para dar aulas a estudantes que tentam vaga no ensino superior.

Dez dos vinte alunos concluintes conseguiram aprovação. Aliás, três deles entre os mais bem colocados nas categorias de cota em que concorreram. O estudante João Vitor Oliveira, estudante do colégio Ageu Magalhães, ficou em primeiro lugar no curso de Publicidade da UFPE na cota de estudantes autodeclarados pretos ou pardos vindos de escolas públicas. Já a estudante Camila Santos da Silva, também do Ageu Magalhães, foi a primeira colocada em Economia pela UFRPE, nesta mesma categoria. A estudante Karina Peixoto Costa, mais uma do Ageu Magalhães, ficou em segundo lugar em Engenharia de Produção da UFPE na cota de estudantes autodeclarados com renda bruta familiar inferior a um salário-mínimo e meio.

Em menos de 24h, segundo ataque de tubarão acontece em Piedade

A Esmape, que tem como diretor-geral o desembargador Francisco Bandeira de Mello, participou fornecendo as estruturas físicas necessárias às aulas presenciais, realizadas aos sábados pela manhã. De acordo com os coordenadores do Transforma, a servidora da Justiça de Pernambuco Tatiane Guedes e o servidor público estadual Gaspar Cerquinha, isso foi fundamental para o estímulo aos alunos.

As aulas presenciais foram dadas no ambiente do Instituto de Inovações Aplicadas (Ideias), tido como um laboratório de referência no Brasil, inclusive pelas suas instalações, que estimulam aulas em formatos diferenciados. O projeto ofereceu também aulas virtuais durante a semana. O voluntariado reuniu-se para além das aulas. Forneceu transporte, alimentação, material escolar, apoio psicológico e acolhimento humanizado e individualizado.

Ainda o supervisor da Escola, juiz Sílvio Romero Beltrão, que se integrou aos esforços presenciais de incentivo. Nesta terça-feira (7), os alunos comemoraram na Esmape. Em suas palavras de estímulo, Romero Beltrão garantiu: “Vocês superaram grandes desafios, e agora entram em situação de igualdade com todos os outros alunos. Então, acreditem que vocês podem transformar as suas vidas e as vidas dos seus familiares. É só acreditar, vocês são capazes“.

Link da Matéria