Jovem de Brasília Teimosa é aprovada na USP, UFPE e UPE e será a primeira universitária da família

PDF Imprimir E-mail

3/3/23

Após somar 13 jovens com notas acima de 800 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o Programa Pré-universitário do IJCPM Recife contabiliza agora os aprovados para o ingresso efetivo nas universidades. Entre os quase dez nomes, uma história se destaca.

Nicole Alves, aos 18 anos, foi aprovada em três instituições públicas – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade de Pernambuco (UPE), e a Universidade de São Paulo (USP) - para formações em Física e Engenharia Elétrica.

Moradora de Brasília Teimosa, sua rotina de estudos foi intensa. “Era aluna do ensino integral, estudei no João Bezerra, no turno que se iniciava às 7h30 e seguia até as 17 horas. À noite, participava das aulas do Pré-universitário do Instituto JCPM para me focar em matérias mais específicas”, comenta ela que, para melhorar o desempenho, usava a hora do recreio para fazer exercícios.

Nicole, como muitos outros jovens que participam do programa do IJCPM, será a primeira da família a ter uma formação do Ensino Superior. Na sua infância, recorda-se do apoio da tia Fabiana, que trabalha com educação, e sempre a estimulou a estudar.

“Nunca imaginei que fosse conseguir”, diz ela.

O Pré-Universitário registrou também boas notas na redação. Mais de dez alunos conseguiram pontuações acima de 800, com quatro deles alcançando entre 900 e 920.

“É muito gratificante ver esses jovens que durante todo o ano enfrentam um cotidiano de muito esforço, estudando no ensino integral ou trabalhando durante o dia e frequentando um curso noturno diário, conseguindo alcançar o objetivo de entrar em uma universidade pública”, destaca a coordenadora de Desenvolvimento Social do IJCPM, Fábia Siqueira.

Gabriela Dário, de 19 anos, é uma das aprovadas em Administração na UFPE e somou 920 na redação. Ela relembra o momento entre o término da pandemia e a retomada total dos estudos presenciais.

“Fiz a prova em 2022 pela segunda vez. A primeira vez do ENEM foi em meio à pandemia e isso refletiu nos estudos. Desta vez, com um pouco mais de tempo (Gabriela é Jovem Aprendiz no Grupo JCPM), pude me dividir entre o treinamento da função de Jovem Aprendiz e os estudos do Pré-universitário já que tinha concluído o Ensino Médio no ano anterior”, comenta.

Enilly França conseguiu vaga em Publicidade e se inspirou na presença forte de grandes marcas na memória dos consumidores para escolher a profissão. “Gosto de ver as estratégias usadas pelas empresas na construção no nome e na disputa do mercado”, pontua ela.

Pré-Universitário
Todos os anos, o IJCPM oferece gratuitamente um pré-universitário formatado especialmente para atender as necessidades de aprendizado observando as maiores dificuldades enfrentadas por cada jovem. Desde sua criação, em 2012, cerca de 800 estudantes tiveram acesso ao reforço diário para o exame. O curso é um dos mais concorridos do IJCPM e tem bons índices de aprovação, chegando a 40% em alguns anos.

Link da Matéria