Após indicação do PT, João Campos empossa dois novos secretários na Prefeitura do Recife

PDF Imprimir E-mail

4/3/23

O prefeito do Recife João Campos (PSB) empossou dois novos secretários na Prefeitura do Recife. Quem assume a Secretaria de Habitação é Ermes Costa, e quem fica a frente da secretaria de Meio Ambiente do Recife, é Oscar Barreto. A cerimônia de posse ocorreu nessa sexta-feira (3), na sede do Executivo municipal.

“É com grande alegria que a gente recebe os dois novos secretários Ermes e Oscar que vão poder conduzir a pasta de Habitação e a pasta de Meio Ambiente com competência técnica, com sensibilidade social, sensibilidade política, capacidade de escutar e capacidade de fazer. Isso é muito importante - ter gente preparada para fazer, mas também para ouvir e entender as necessidades da população recifense”, afirmou João Campos.

“O Recife está conectado com o Brasil. As duas pastas são muito caras para o Governo Federal. Tudo o que a gente está fazendo aqui também tem um alinhamento com o Governo Federal, pois quando município e União estão unidos, quem sai ganhando é a cidade, são as pessoas. Mais programas, mais ações e mais investimentos virão para essas áreas”, acrescentou ele.

A referência ao Governo Federal se dá porque os dois novos secretários foram indicados pelo Partido dos Trabalhadores (PT), marcando o retorno da legenda petista a base Frente Popular do Recife, após uma dura disputa pela prefeitura nas eleições de 2020 onde estiveram em palanques opostos.

Na época, em declarações dadas aos veículos locais enquanto era candidato, João Campos foi enfático ao declarar que em seu governo não haveria "nenhuma indicação política do PT durante os quatro anos" de sua gestão.


No entanto, o cenário mudou após o alinhamento nacional com as eleições de 2022. O PSB compôs a chapa liderada por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a presidência da República, com o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin na vice.

Em Pernambuco, Lula apoiou o ex-deputado federal Danilo Cabral (PSB), no primeiro turno, que acabou ocupando o quarto lugar na disputa, e no segundo turno conseguiu unir no mesmo palanque a ex-deputada federal Marília Arraes (SD), e o prefeito João Campos. Marília também não obteve êxito no pleito e perdeu a eleição para a governadora Raquel Lyra (PSDB).

Tanto o PT quanto o PSB adotam o discurso de que as desavenças que os partidos tinham já foram superadas. As nomeações fazem parte do movimento articulado por Campos para fortalecer a Frente Popular para as eleições de 2024.


Além do PT, outros partidos já foram contemplados na gestão municipal, tendo em vista o projeto de reeleição do socialista. O primeiro foi o partido União Brasil, presidido nacionalmente pelo deputado federal Luciano Bivar, que ficou com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, sob o comando da advogada Joana Florêncio.

Também foram nomeados a secretária de Turismo, Cacau de Paula, que havia deixado a gestão quando o seu pai, o atual ministro de Pesca André de Paula (PSD), oficializou sua candidatura ao Senado na chapa encabeçada por Marília Arraes. E o secretário de Saneamento Tomé Franca, também fruto de indicação do PSD.

A cerimônia de posse dos dois secretários contou ainda com as presenças do senador Humberto Costa, senadora Teresa Leitão, deputado federal Pedro Campos, deputado federal Carlos Veras, secretário Nacional de Segurança Pública Tadeu Alencar, deputado estadual Sileno Guedes, deputado estadual Doriel Barros, deputado estadual Rodrigo Farias, secretário de Governo do Recife Aldemar Santos (Dema), além de vereadores da cidade.


Quem são os novos secretários?

Ermes Costa

Servidor da Compesa, professor na UPE, doutorando em Engenharia na UFPE e fez parte do grupo de Cidades da equipe de transição do Governo Federal.


“O momento é de unidade. Nesse primeiro momento, a gente vai levantar, fazer o diagnóstico na secretaria. E a partir disso, identificar as oportunidades e seguir para fazer a construção de casas para quem mais precisa", disse o novo auxíliar.

"Existe, sim, um déficit habitacional na nossa cidade e nós vamos enfrentar isso com muita coragem para poder acertar. Não tem outra opção que não seja trazer o Governo Federal para junto da gente por meio das políticas que já existem. Isso nós vamos fazer com muito trabalho e tenho certeza que a gestão vai acertar neste aspecto”, disse Ermes.

Oscar Barreto


Ex-secretário de Saneamento da Prefeitura do Recife, Oscar Barreto também foi Secretário de Cultura do Governo de Pernambuco, cumprindo outras missões no serviço público.

“Vai ser um grande desafio. A gente se junta a um time vitorioso, que vem incluindo o povo nas políticas públicas. E a presença do companheiro Ermes e a minha indicação representam mais força e energia”, comentou Oscar Barreto.

“Primeiro, nós vamos cumprir os compromissos que o prefeito assumiu e nós vamos apresentar as nossas ideias. Fui secretário de Saneamento do Recife com Geraldo Julio por quase dois anos e lidamos com a questão do Meio Ambiente já naquele momento”, finalizou.

Link da Matéria