Adolescente sofre ataque de tubarão em Piedade

PDF Imprimir E-mail

5/3/23

Um banhista sofreu um ataque de tubarão, neste domingo (05), por volta das 11h20, próximo à Igrejinha de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes. O adolescente de 14 anos, que ainda não teve a identidade revelada, teve os primeiros socorros prestados pelo SAMU de Jaboatão dos Guararapes e em seguida foi resgatado pelo helicóptero do Grupamento Tático Aéreo da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco e levado para o Derby, onde uma ambulância de suporte avançado (USA) do Samu Recife o aguardava para realizar a transferência para o Hospital da Restauração.

A Prefeitura de Jaboatão informou que o rapaz foi mordido na coxa direita e que o ataque aconteceu no momento em que ele entrou no mar e bombeiros se dirigiam para orientá-lo a sair. De acordo com a assessoria do HR, a vítima foi encaminhada direto para o bloco cirúrgico, com especialistas de Traumatologia e Cirurgia Vascular e que está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com quadro de saúde grave, mas estável.

O acidente reacende o alerta para os cuidados que a população deve ter antes de decidir tomar banho de mar em áreas consideradas de risco no litoral pernambucano. De acordo com o Biólogo Leandro Alberto de Oliveira, formado pela UFPE em Biologia Animal, não estamos em período propício para ataques de tubarões, mas o predador não deixa de estar ativo. "O que acontece é que naquela região da igrejinha existe um canal de quase cinco a seis metros que faz com que os tubarões estejam por ali, também existem comércios e muitos descartes de lixos no local, fazendo com que tudo isso aumente as incidências de ataques", explica.

Em nota, o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) informou que a vítima estava em local proibido. A região foi vetada para banhos desde 1999 e para práticas esportivas, mergulho e natação, desde o mês de julho de 2021 após expedição de decreto municipal. De acordo com o decreto quem infringir a ordem deverá ser orientado pelos guardas-vidas e agentes de fiscalização a deixar o local. Caso insista em tomar banho de mar, será detido pela Polícia Militar, conduzido a uma delegacia e responderá pelo crime de desobediência ou desacato.

INCIDÊNCIAS E DESOBEDIÊNCIA:

Mesmo a região sendo vetada, com o primeiro caso em Pernambuco desde 1992 onde foram registradas 76 ocorrências de ataques, sendo 66 no continente - 15 na área da igrejinha em Piedade - e outras 10 na Ilha de Fernando de Noronha envolvendo tubarões no Estado, banhistas ainda insistem em mergulhar na região.

A recomendação do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) para mitigar os riscos de incidente com tubarão é que os banhistas sigam as orientações contidas nas placas de aviso espalhadas pelos pontos de maior incidência no nosso litoral. É preciso que a população tenha consciência do perigo e siga as recomendações. De acordo com o GBMar, chegando na praia, a primeira coisa que se deve fazer é consultar o guarda-vidas sobre a melhor área que se tem para tomar banho. Há bandeiras e placas de sinalização, tanto de afogamento quanto de incidente com tubarão. O GBMar diz que, se a população obedecer, se consegue mitigar o risco de afogamento e incidente com tubarão. Mas a forma de zerar o risco desse tipo de incidente seria se as pessoas não entrassem na água.

Link da Matéria