RESULTADO SISU: DIREITO, ODONTOLOGIA E MEDICINA terão NOTAS INVALIDADAS na universidade de PERNAMBUCO? Veja o que diz a UPE

PDF Imprimir E-mail

27/02/2023

Mesmo com as notas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2023 divulgadas, nesta terça-feira (28), estudantes que disputam vagas nos cursos de Odontologia, Direito e Medicina da Universidade de Pernambuco (UPE) segue na incerteza sobre qual nota valerá para acesso aos cursos. Sub judice, a bonificação às notas do Enem que foram aplicadas no somatório do processo de seleção foram suspensos e correm o risco de permanecerem assim, gerando até mesmo a possibilidade de um novo listão.

Leia nesta matéria:


O que decidiu a UPE sobre as notas do Sisu
O que mudou no bônus da UPE
Vagas com bônus na UPE
Notas na UFPE
Bônus em outras universidades
Até a noite desta segunda-feira (27), seguia válida uma decisão da 7ª Vara da Fazenda Pública da Capital que suspendeu a aplicação do bônus regional concedido pela UPE. Apesar de ter recorrido da determinação judicial, a Universidade de Pernambuco, junto ao Ministério da Educação, não proveu as mudanças necessárias no sistema do Sisu, contabilizando o bônus às notas dos candidatos, mesmo sem ter garantias de que irá conseguir validar o resultado.

O que decidiu a UPE sobre as notas do Sisu
Questionado pelo JC sobre decisões judiciais envolvendo o Sisu, o MEC não respondeu até a publicação desta matéria. A Universidade de Pernambuco, por sua vez, confirmou, em nota que "a lista do resultado do Sisu será divulgado no site do MEC. A UPE também fará a divulgação".

Mesmo com a divulgação, a UPE ainda não tem um parecer favorável para manutenção do bônus. A universidade diz que "quanto ao recurso, o agravo de instrumento foi feito e encaminhado à Justiça na sexta feira (24.02). Neste momento (noite de 23.02) encontra-se em análise".

O que mudou no bônus da UPE
A Universidade de Pernambuco (UPE) oferece bônus de 10% no Enem apenas para os cursos de Medicina, Direito e Odontologia, para as graduações ministradas no Recife, podendo ser requerido por qualquer jovem que estudou e mora na capital, na Região Metropolitana ou na Zona da Mata.

Em Garanhuns, onde a UPE tem curso de Medicina, o bônus é concedido a quem estudou e reside no Agreste do Estado.

Para medicina de Serra Talhada e os cursos de Odontologia e Direito ofertados em Arcoverde, a UPE destina a bonificação aos jovens que fizeram o ensino médio no Sertão pernambucano e residem na região.


Com a decisão 7ª Vara da Fazenda Pública da Capital, os bônus deixaram de ser aplicados, apesar do pedido feito na ação popular versar apenas pela retirada do critério por messoregião (ampliando a aplicação do bônus para todo o Estado).

LEIA TAMBÉM

SISU 2023: UPE tenta reverter MUDANÇA NA NOTA DO ENEM, mas não tem garantia de cumprimento do RESULTADO DO SISU

SISU 2023: Justiça determina MUDANÇA nas NOTAS DO ENEM de pernambucanos para cursos da UPE
Vagas com bônus na UPE
Direito: 17 vagas de ampla concorrência com bônus de 10% (Arcoverde); 17 vagas de ampla concorrência com 10% de bônus (Recife).

Medicina: 52 vagas de ampla concorrência com 10% de bônus (Recife); 14 vagas de ampla concorrência com 10% de bônus (Garanhuns); 7 vagas de ampla concorrência com 10% de bônus (Serra Talhada)


Odontologia: 35 vagas de ampla concorrência com 10% de bônus (Camaragibe); 7 vagas de ampla concorrência com 10% de bônus (Arcoverde).

Notas na UFPE
Também alvo de ação judicial, a Universidade Federal de Pernambuco teve o bõnus de incentivo regional, de 5% para o curso de Medicina questionado. Apesar de liminar suspendendo a bonificação, da Justiça Federal de Pernambuco, o Tribunal Regional Federal 5ª Região revogou a decisão, mantendo a aplicação do bônus.

Embora ainda caiba recurso, a UFPE, instada sobre alguma orientação aos estudantes, disse apenas que o caso segue sub a judice do TRF-5. "A UFPE só é notificada e cumpre os ritos jurídicos", apontou em nota.


Por ora, na UFPE seguem mantidos o bônus de 5% é concedido ao candidato de Medicina que cursou e concluiu todo o ensino médio em escolas regulares e presenciais (pública ou privada) de Pernambuco; 10% na média dos candidatos aos cursos de Vitória e Caruaru que cursaram e concluíram todo o ensino médio em escolas da da Zona da Mata pernambucana e do Agreste; 5% a mais na média dos vestibulandos concorrentes aos cursos de Vitória e Caruaru que tiverem cursado e concluído, no mínimo, 2/3 do ensino médio em escolas da Zona da Mata e Agreste pernambucano; e 3% de bônus no Enem para candidatos ao curso de medicina de Recife que cursaram e concluíram no mínimo 2/3 do ensino médio em escolas regulares e presenciais de Pernambuco.

Bônus em outras universidades
A univasf oferta 10% de bônus na nota do Enem a estudantes que fizeram o ensino médio em escolas públicas ou privadas das regiões geográficas intermediárias nas quais a Univasf possui câmpus. O bônus vale para todas as graduações.

Para este ano de 2023, a bonificação foi ampliada para 13 municípios. Em Pernambuco a Univasf tem unidades em Petrolina e Salgueiro.

As cidades de Betânia, Calumbi, Carnaubeira da Penha, Flores, Floresta, Jatobá, Mirandiba, Petrolândia, Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Belmonte, Serra Talhada, Tacaratu e Triunfo passaram a estar na região onde os alunos recebem a bonificação.

Na UFRPE há acréscimo de 10% no Enem para o estudante que fez ensino médio no Agreste ou no Sertão e deseja ingressar nos câmpus de Belo Jardim ou Serra Talhada. O bônus é dado independente de o candidato ter estudado em escola pública ou privada.

Também a acréscimo de 10% para os candidatos egressos do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (Codai), para os cursos no câmpus Recife.


Na UFAPE, vinculada à UFRPE, em Garanhuns, a bonificiação também é de 10% para o vestibulando que cursou o ensino médio no Agreste (escola pública ou privada).

Calendário SiSU
Inscrição: 16 a 24 de fevereiro;
Resultado – chamada regular: 28 de fevereiro;
Matrículas – chamada regular: 02 a 08 de março;
Prazo para participar da lista de espera: 28 de fevereiro a 8 de março;
Convocação dos candidatos em lista de espera: 13 de março.

 

Link da Matéria