Jaboatão intensifica ações de conscientização na orla de Piedade

PDF Imprimir E-mail

10/03/2023

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes deu início, nesta sexta-feira (10), ao reforço da campanha de conscientização, na Praia de Piedade, sobre a proibição do banho de mar no trecho de 2,2 km que está interditado desde junho 2021. Quem chegar à praia será alertado pelas novas placas que estão sendo instaladas na orla. Além disso, estão sendo distribuídos panfletos entre os frequentadores e comerciantes com informações sobre o risco de ataques de tubarão, recolhimento do lixo, cuidados com as crianças, uso do protetor solar, importância da hidratação e presença de ninhos de tartarugas marinhas na área.

A ação será ampliada aos sábados, domingos e segundas-feiras, com a presença de bombeiros civis em apoio à Guarda Municipal, ao Grupamento de Apoio ao Meio Ambiente (Gama), Bombeiros Militares e à Polícia Militar. As atividades vão das 7h às 17h. Ao todo, mais de 50 pessoas ligadas à Prefeitura do Jaboat%u0101o estão envolvidas nesse trabalho de conscientização.

Na quinta-feira (9), o prefeito Mano Medeiros participou de reunião, no Palácio do Campo das Princesas, com representantes do Governo do Estado, de outras prefeituras da Região Metropolitana Corpo de Bombeiros, UFPE, UFRPE, UPE, Samu, Centro de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) e outros setores. Na ocasião foram debatidas ações conjuntas de prevenção aos ataques de tubarões na orla de Pernambuco.

“Temos realizado ações de conscientização, nos últimos anos, para que os frequentadores da nossa orla tomem os devidos cuidados. Os guardas municipais e a equipe do Gama sempre estão chamando a atenção de quem se aventura a entrar no mar, no trecho interditado, e acionam os bombeiros militares quando necessário. Agora estamos intensificando esse trabalho com mais guardas, panfletagem e a parceria com as escolas de formação de bombeiros civis. O próximo passo será criar a Unidade Municipal de Guarda-Vidas e termos uma equipe treinada especificamente para atuar nas ações preventivas”, ressaltou Mano Medeiros.

Link da Matéria