TUBARÃO: Prefeitura do Recife faz alerta para população neste sábado (11)

PDF Imprimir E-mail

11/03/2023

Após dois casos de incidentes com tubarão em Recife, e três na Região Metropolitana, a Prefeitura do Recife promove neste fim de semana uma ação de conscientização para frequentadores da praias da cidade.

Prefeitura do Recife faz ação de conscientização contra incidentes com TUBARÕES
A ideia da Prefeitura do Recife é promover a educação ambiental e garantir o cumprimento do Decreto Estadual 40.923, que proíbe a prática esportiva de surf, body boarding e outros esportes náuticos em trechos do litoral, como diversas praias do Recife, por conta do risco de ataque de tubarão.

Nesta sexta-feira (10), houve o encontro com comerciantes das praias do Pina e de Boa Viagem. A ação da Prefeitura busca auxiliar os frequentadores do local para práticas corretas, que possam evitar incidentes com tubarões.

A conversa com banhistas ocorrerá neste sábado e conta com a participação do professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFRPE) e coordenador do projeto Megamar, Paulo Oliveira. A ideia é definir quais melhores práticas para evitar problemas com tubarões e retirar dúvidas dos frequentadores.

“Educação ambiental é o que mais funciona em casos como esse. Quando algo não é falado sempre, acaba sendo esquecido pela população. Daí a importância da retomada, pelos poderes públicos, das campanhas educativas e das pesquisas para maior compreensão do fenômeno [dos tubarões]", relata Paulo Oliveira.

Após os três últimos casos de incidentes com tubarão, a governadora Raquel Lyra (PSDB) prometeu reforçar a fiscalização das praias com a criação de concursos para o Corpo de Bombeiros e reincorporar a UFRPE no Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarão (Cemit). A universidade havia saído do comitê em 2015.

"Agora, a Rural volta a fazer parte, mas a gente solicitou que a UFPE e a UPE também fizessem parte, porque acho que é um problema multidisciplinar, que depende do conhecimento de várias áreas", relatou o reitor da UFRPE, Marcelo Carneiro Leão, em fala para o G1 Pernambuco.

Link da Matéria