Brasil: 21.ª edição do NOIA premeia produções em cerimónia no MIS

PDF Imprimir E-mail

21/03/23

O 21º NOIA – Festival do Audiovisual Universitário anunciou e entregou as premiações das mostras competitivas em uma cerimónia no Museu da Imagem e do Som, em Fortaleza, no último sábado, 18 de março. Com novidades nesta edição, como a Mostra Internacional, o festival premiou os realizadores das produções participantes nas Mostras Nacional, Cearense e Internacional.
O grande destaque da premiação foi o filme pernambucano “Cabocolino”, realizado por João Marcelo Alves, que venceu em três categorias: Melhor Curta Nacional – Júri Oficial, Melhor Música e Melhor Curta Nacional – Júri da Crítica.

Além disso, o ator Milton Gonçalves, premiado postumamente como Melhor Ator, foi reconhecido por sua atuação no filme “Através dos Sentidos”, realizado por Gilson Nascimento, da Estácio de Sá, RJ.

O festival, que teve início em 10 de março em formato online, continua exibindo os filmes selecionados e também outros filmes de sua inerência em seu canal do YouTube.

Com premiações que reconhecem o talento dos realizadores universitários, o NOIA é um importante evento cultural que fomenta a produção audiovisual e incentiva o desenvolvimento de novos talentos no Brasil.

A 21ª edição do FESTIVAL NOIA é realizada pela PROPONO Consultoria Cultural, com o apoio institucional do NOIA Itinerante via IX Edital das Artes de Fortaleza (SECULTFOR) da Prefeitura Municipal de Fortaleza e do XIV Edital Ceará de Cinema e Vídeo – Difusão, Formação e Pesquisa da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SECULTCE), em parceria com o Instituto Mirante, Museu da Imagem e do Som e Governo do Estado do Ceará.

A promoção é do Canal FDR, Jornal O Povo, Fundação Demócrito Rocha, Fundação Roberto Marinho e Canal Futura.

VENCEDORES DO 21º NOIA – Festival do Audiovisual Universitário

MELHOR CURTA NACIONAL– JÚRI OFICIAL
Cabocolino – Dir. João Marcelo Alves – UFPE, PE

MELHOR CURTA INTERNACIONAL– JÚRI OFICIAL
Solo Di Sol a Los Idolos – Dir. Emilio Guazzaroni – Buenos Aires – Argentina

MELHOR CURTA CEARENSE– JÚRI OFICIAL

Puba – Dir. Bruno Bressan, Esther Arruda, Isaac Branco e Leão Neto – Unifor, CE

MELHOR REALIZAÇÃO
Silêncio, de Samuel Andrade Barbosa – Unijorge, BA

MELHOR ARGUMENTO
Quinze Primaveras, Leão Neto e Layla Sá – Dir. Leão Neto, Unifor, CE

MELHOR MONTAGEM
Dois No Asfalto, Daniel Chagas e Bernardo Schlegel – Dir. Daniel Chagas, Faculdade CAL, RJ

MELHOR SOM
Madrugada – Humberto Schumacher – Dir. Leonardo da Rosa e Gialuca Cozza, UFPel, RS

MELHOR MÚSICA (BANDA SONORA)
Cabocolino – Lula Moreira -Dir. João Marcelo Alves, UFPE, PE

MELHOR FOTOGRAFIA
Madrugada – Rebeca Francoff – Dir. Leonardo da Rosa e Gialuca Cozza, UFPel, RS

MELHOR DIREÇÃO DE ARTE
Mise em Place – Bruna Andressa, Harumy Bernardes dos Santos, Laura Lupo Medina e Lisa Aidar – Dir. Pedro Rigamonti de Mello, FAAP, SP

MELHOR FIGURINO
Irã – Dir. Iferrdo, FCAD , SP

MELHOR MAQUIAGEM
Cabiluda – América, Dir. Dera Santos e aColleto, UNIAESO, PE

MELHOR ATRIZ
Concha de Água Doce – Natália Tarnowski – Dir. Lau Azevedo e João Pires,PUC/RS RS

MELHOR ATOR

Através dos Sentidos – Milton Gonçalves – Dir. Gilson Nascimento, Estácio de Sá, RJ.

MELHOR ELENCO
Fique na Luz – Dir. David Alves, FAAP, SP