Projeto de Extensão CineFilô promove novas atividades com 3ª edição

PDF Imprimir E-mail

21/03/23

Projeto de Extensão deflagrador de reflexões indispensáveis em torno de pautas contemporâneas urgentes, o CineFilô está de volta, após hiato de dois anos. Trata-se de um projeto que utiliza o cinema para provocar, sensibilizar o público e gerar discussão sobre questões sociais e filosóficas, potencialmente presentes nas películas selecionadas. Tal como nas demais versões do projeto, o IFPE Recife será palco, nesta terceira edição, de sessões mensais, seguidas de debates, a explorarem diferentes temáticas. Para marcar a retomada do Cinefilô, será exibido, no dia 29 de março, um filme instigante – a película “Medida Provisória”, que suscitará conversa sobre o genocídio negro brasileiro. Essa primeira sessão será realizada, às 8h, no miniauditório do Campus Recife. As inscrições, gratuitas, estão abertas e com vagas limitadas. Podem se inscrever (acessar aqui) a comunidade interna – estudantes, servidoras/es, colaboradoras/es – e o público externo.

A docente de Filosofia do Campus Recife Fernanda Celi, coordenadora do projeto, explica que, nesta edição do Cinefilô, a seleção dos filmes se deu pelos estudantes de Licenciatura em Filosofia da UFPE, participantes do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid), sob supervisão da professora. Contribuem também para escolha das películas estudantes bolsistas do Programa de Monitoria da disciplina Filosofia 2, do IFPE, acompanhadas por Celi em 2022.2. Os professores da Coordenação Acadêmica de Filosofia e Sociologia (CAFS) do campus e o docente de Filosofia Suzano Guimarães da UFPE (coordenador de área do PIBID), igualmente, integraram as ações de planejamento e participarão das discussões previstas para acontecer após a exibição das obras cinematográficas.

Cada sessão contará com uma dupla de estudantes do PIBID e, pelo menos, um(a) docente colaborador(a) do projeto conduzindo os debates. O projeto de Extensão interdisciplinar prevê a presença, em sessões específicas, de representantes de movimentos sociais, coletivos, ONGs que dialoguem com a temática do filme.

O filme da vez – “Medida Provisória” retrata o Brasil com todos os seus problemas sociais, dando ênfase ao racismo estrutural. Dirigida por Lázaro Ramos, a obra foi inspirada no espetáculo “Namíbia Não!”, e conta com protagonistas negros interpretados por Taís Araujo, Alfred Enoch e Seu Jorge, junto a um elenco de grandes nomes brasileiros, como Adriana Esteves, Renata Sorrah, Mariana Xavier e Emicida.

O enredo se passa em um futuro distópico, no qual o Estado decreta uma medida provisória que impõe a volta das pessoas negras para o continente africano de imediato, como forma de reparação aos danos sofridos desde o processo de escravização. Resistindo e reivindicando seu direito à nacionalidade brasileira, os personagens Antônio e André se recusam a deixar o país. Esse conflito, adjacente à história de amor entre Capitu e Antônio, traz à tona pautas raciais e sociais indispensáveis à reflexão e ao debate. O filme conduzirá a pensar sobre o "viver" como um ato de resistência e até de desobediência civil, num contexto em que a cultura de morte predomina.

Equipe – Coordenadora: professora Fernanda Celi. Docentes colaboradoras/es IFPE : Evandro Costa, Nathalia Atroch, João Paulo de França, Ivon Guimaraes, Gilberto Romeiro, Mário Ferreira, Suzano Guimarães (UFPE). Estudantes de Licenciatura em Filosofia da UFPE (PIBID): Beatriz Moura, Douglas Xavier, Edelson Ramos, Fernando Arruda, Lucas Santana, Matheus Ryan da Silva, Sérgio Correia, Vanessa Gomes, Rubens Benevides. Monitoras do IFPE: Larissa Lima, Tarsila Monteiro, Alana Moura.

Link da Matéria