Programa de iniciação esportiva passa a contar com quatro unidades

PDF Imprimir E-mail

21/03/23

A parceria inédita entre a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes, com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) segue rendendo frutos. A capital pernambucana agora conta com quatro Centros de Referência Paralímpicos. Além das atividades no Geraldão, na Imbiribeira, e Parque do Caiara, na Iputinga, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, passam a abrigar o projeto. São oito modalidades disponíveis, somando todos os locais. No Geraldão e Parque do Caiara, as inscrições podem ser feitas pelo site linktr.ee/crp_rec . Na UFPE, presencialmente, no departamento de Educação Física, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. No Compaz, uma lista de espera com usuários do equipamento já preencheu as vagas. Em breve, haverá abertura de novas turmas.

As modalidades disponíveis são: atletismo, bocha, futebol de cego, goalball, parabadmiton, natação e tiro com arco. Além disso, há o TEAtivo, um programa de atividade física exclusivo para o público autista. O acompanhamento das atividades é feito por professores de educação física especializados da Prefeitura do Recife e do Comitê Paralímpico Brasileiro.

Esta foi a primeira vez na história que a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes, fechou uma parceria com um órgão máximo do esporte nacional. Em dez meses, a cooperação já conta com inúmeras convocações para seleções paralímpicas de diversas modalidades, uma campeã mundial e quase 200 paratletas em treinamento.

O objetivo deste programa é estabelecer uma iniciação esportiva paralímpica para crianças e adolescentes com idade entre 8 e 17 anos. Serão contemplados jovens com deficiência física, visual, auditiva e intelectual oriundos das escolas regulares e instituições especializadas do Recife e dos municípios vizinhos. Além de ser um centro de referência e de rendimento para as modalidades, será possível receber também o público do equipamento fora do período escolar.

Link da Matéria