Edusp lança no dia 23 livro sobre conservação e patrimônio urbano no Recife

PDF Imprimir E-mail

21/03/23

A Editora da Universidade de São Paulo (Edusp) lança nesta quinta-feira (23) o livro "Para Além do Monumento: Gustavo Giovannoni e as Origens da Conservação Urbana na Itália", de Renata Campello Cabral. O evento será das 18 às 20h, na Livraria da Praça, na Praça de Casa Forte, 454, no Recife (PE).

Na obra, a autora apresenta a experiência da preservação no Brasil de monumentos isolados, prática que ainda não completou 90 anos no país. Vale lembrar que a cidade mineira de Ouro Preto passou a ser considerada integralmente como patrimônio nacional em 1933, mas os investimentos em obras de restauro, estudos monográficos e programas de requalificação urbana sempre privilegiam um monumento isolado.

A autora foca na contribuição, tanto perceptiva quanto prática, de Gustavo Giovannoni para a gestão de Perugia, na Itália, na primeira metade do século 20. Cabral mostra uma riquíssima documentação que estabelecia princípios para conciliar novas construções e a conservação de espaços. Um exemplo são as noções de paisagem e de “belezas panorâmicas” que, para Giovannoni, são indissolúveis quando se busca a beleza de um todo.

As lições contidas na publicação servem como um alerta para cidades tombadas brasileiras, que apresentam construções em ruínas e intervenções que menosprezam aspectos arquitetônicos e históricos. Também funcionam como um guia para gestores que não enxergam uma cidade como espaço vivo, e não como um inventário de belezas de exceção.

A autora

Renata Campello Cabral é professora adjunta do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com graduação na mesma instituição em 1999 e mestrado e doutorado na Universidade de São Paulo (USP) em 2003 e 2013, respectivamente.

A tese de doutorado foi premiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (Anparq) e USP em 2014. No Brasil, ela integra o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS, na sigla em inglês), uma organização não governamental global associada à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO, na sigla em inglês).

SERVIÇO
Lançamento de "Para Além do Monumento: Gustavo Giovannoni e as Origens da Conservação Urbana na Itália"
Quando: 23 de março (quinta-feira)
Horário: 18 às 20h