TUBARÃO EM PERNAMBUCO: Audiência pública promovida pela Alepe vai discutir sobre ataques de tubarão no Estado

PDF Imprimir E-mail

20/03/23

Diante dos recentes incidentes com tubarões em praias no Grande Recife, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realiza, nesta terça-feira (21), às 10h, uma audiência pública para debater sobre o tema.

O encontro, promovido pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, ocorrerá no auditório Sérgio Guerra, que fica localizado na sede da Alepe. Ele foi sugerido pelo deputado estadual Rodrigo Novaes (PSB).

A audiência pública - “Ataques de tubarões, soluções, prevenção, causa e consequência para a economia” - será aberta ao público e tem como objetivo discutir mecanismos para garantir a segurança dos banhistas nestas praias.

Foram convidados para participarem do debate, representantes do Governo do Estado e das prefeituras do Recife e Jaboatão dos Guararapes, da Universidade Federal Rural (UFPE), Defensoria Pública, Procuradoria Geral de Justiça do Ministério Público, Comando Geral do Corpo de Bombeiros, Ibama e do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit).

No dia 20 de fevereiro, um banhista foi atacado por um tubarão na praia Del Chifre, em Olinda, e sofreu ferimentos na perna esquerda. No dia 5 de março, outro jovem de 14 anos teve a perna amputada após ser mordido na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes.

No dia seguinte, uma adolescente de 15 anos perdeu parte do braço esquerdo enquanto nadava na mesma praia. Segundo dados do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) já são 77 ataques registrados desde 1992.

Link da Matéria