Reitor e presidente Lula assinam projeto piloto de compra de pescado artesanal para Restaurante Universitário

PDF Imprimir E-mail

22/03/2023

O reitor da UFRPE, Marcelo Carneiro Leão, estará com o presidente Luís Inácio Lula da Silva, na tarde desta terça (22/03), para assinatura da execução do projeto piloto RU: na hora do Pescado Artesanal. Por meio do projeto de ação integrada, o Restaurante Universitário utilizará produtos oriundos da pesca artesanal. O evento ocorrerá no Ginásio Geraldão, com a presença de diversas autoridades.

O projeto que envolve os R.Us e a pesca artesanal permitirá a construção de possibilidades técnicas na integração de diversas áreas de conhecimento e profissionais qualificados da UFRPE e da UFPE para compras de pescados artesanais e derivados. Além de contemplar os estudantes universitários com alimentos de maior qualidade, a medida beneficiará os pescadores e pescadoras artesanais locais.

A ação vem junto ao relançamento do Programa de Aquisição de Alimento (PAA) pelo presidente da República, programa criado em 2003, durante o período do Fome Zero, e tem como objetivo a garantia da segurança alimentar e nutricional da população brasileira, além de fortalecer a agricultura familiar.

As Universidades federais de Pernambuco, em seus seus R.Us, ofertam juntas alimentação a cerca de 10.000 discentes diariamente – a maioria pessoas de baixa renda familiar. Assim, a inclusão no cardápio desses RU's de produtos da pesca artesanal local permitirá, além da inserção de alimento rico em qualidade para esses estudantes e a comunidade acadêmica de maneira geral – relacionada à segurança alimentar, a valorização de uma comunidade tradicional de pescadoras e pescadores artesanais, de seus territórios pesqueiros, do combate ao racismo ambiental e da melhoria de suas rendas. O projeto em questão ainda possibilita superar um dos principais gargalos da cadeia produtiva da pesca artesanal: a comercialização.

A ideia do Governo Federal, através do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), é tornar o projeto piloto de Pernambuco um modelo a ser replicado em outros estados brasileiros, envolvendo universidades e movimentos sociais e entidades representativas da pesca artesanal.

Para o reitor da UFRPE, Marcelo Carneiro Leão, as instituições pernambucanas ganham tanto quanto as comunidades de pescadores e pescadoras artesanais na iniciativa pioneira. “É uma grande honra para as nossas universidades serem o piloto deste projeto social de extrema importância na segurança alimentar e fortalecimento da cadeia produtiva pesqueira e do desenvolvimento local” , destaca.

Link da Matéria