Luciana Santos, não Genro: Lula se confunde e chama ministra por nome errado na China

PDF Imprimir E-mail

13/04/2023

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se confundiu nesta quinta-feira em seu primeiro pronunciamento na China, durante a cerimônia de posse da ex-presidente Dilma Rousseff no comando do Banco dos Brics, em Xangai. O petista chamou a ministra Luciana Santos, da Ciência, Tecnologia e Inovação, de Luciana Genro, deputada estadual gaúcha e ex-presidenciável pelo PSOL.

No Banco dos Brics: Lula questiona dolarização e diz que Brasil 'está de volta após ausência inexplicável'
Lula na China: Acompanhe a cobertura completa
Lula começou sua fala de aproximadamente meia hora cumprimentando os ministros presentes na cerimônia — entre eles, o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que se sentaram no palco ao lado do mandatário, de Dilma, e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Disse, contudo, que queria cumprimentar também a "companheira Luciana Genro, da Ciência, Tecnologia e Inovação".

Governo Lula em imagens
Cerimônia de posse de Luiz Inácio Lula da Silva — Foto: Hermes de Paula / Agencia O Globo
Lula sobrevoa São Sebastião, litoral de São Paulo, após região ser atinginda por fortes chuvas — Foto: Reprodução/ Instagram/ Lula
21 fotos
Lula assina o decreto de intervenção federal no Distrito Federal — Foto: Reprodução
Veja fotos do atual mandato do presidente
O presidente, em seguida, continuou a listar nome de senadores e deputados federais que acompanharam sua comitiva — presença que "dá uma dimensão da importância que nossos companheiros estão dando para essa viagem à China, sua presidência do Banco e nossas conversas com membros do governo, do Parlamento e do Partido [Comunista] chinês". Enquanto citava o nome dos parlamentares, contudo, um assessor foi até o púlpito entregar um papel com a correção, que fez o presidente rir:

— Eu chamei a Luciana de Genro, que é a Luciana filha do Tarso [Genro, ex-ministro da Justiça], também companheira de um partido de esquerda. Mas a ministra de Ciência e Tecnologia é a nossa ministra Luciana Santos, presidenta do PCdoB, ainda por cima — disse Lula, antes de voltar a citar nominalmente os deputados presentes.

América Latina: China recebe Lula e mira no fortalecimento das relações com região
Natural de Recife e engenheira pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Luciana Santos já foi deputada estadual, deputada federal e prefeita de Olinda em dois mandatos, além de ter sido a primeira mulher a ocupar o cargo de vice-governadora de Pernambuco, em vitória na chapa com Paulo Câmara (PSB), nas eleições de 2018.

A ministra foi também titular em comissões especiais, como a responsável pelo Marco Civil da Internet e pelo Código Nacional de CT&I, além de ter trabalhado em programas e as ações de interiorização da Ciência e de inclusão digital em Pernambuco.

China triplica economia e Brasil segue estagnado: Veja a diferença entre as duas viagens de Lula a Pequim
Já Luciana Genro é atualmente deputada estadual no Rio Grande do Sul pelo PSOL, mesmo partido pelo qual foi candidata à Presidência em 2014. Ela foi expulsa do PT em 2003 por votar contra a reforma da Previdência do então primeiro governo Lula. Na eleição do ano passado, roubou a cena ao ser fotografada de cara fechada em um evento da campanha petista em Porto Alegre. Ao seu lado, sorriam Lula, o hoje vice-presidente Geraldo Alckmin, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e a candidata à vice-presidente pelo PCdoB, Manuela d’Ávila, que fez chapa com Fernando Haddad em 2018.

 

Link da Matéria