Concurso Ebserh 2023: orçamento confirmado para Edital com 681 vagas

PDF Imprimir E-mail

28/06/2023

Se você está em busca de uma oportunidade de trabalho no setor público na área da saúde, tenha atenção especial para a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A expectativa é grande para a realização do novo concurso Ebserh, que já tem orçamento reservado para a contratação de 681 novos profissionais, conforme indicado pelo relatório de avaliação de receitas e despesas primárias da programação financeira e orçamentária de 2023.

Concurso Ebserh: O Que Esperar?
Segundo informações divulgadas pela Secretaria de Orçamento e Finanças do Tesouro Nacional, a publicação do edital para o concurso Ebserh deve ocorrer no segundo semestre. A declaração foi confirmada pelo Ministro da Educação, Camilo Santana, em 19 de junho. Portanto, prepare-se para as novas informações que serão divulgadas em breve.

Current Time 0:09
Duration 0:21
Com base no projeto básico divulgado, sabe-se que as oportunidades da Ebserh serão distribuídas em 39 unidades hospitalares, sendo elas:

área médica: 551 vagas, em 69 especialidades;
área assistencial: 98 vagas, em 39 especialidades;
área administrativa: 34 vagas, em 14 especialidades.
Unidades da Ebserh que serão contempladas com vagas do concurso
Unidade Localidade
Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA) São Luiz/MA
Hospital Universitário do Piauí (HU-UFPI) Teresina/PI
Complexo Hospitalar da UFC (Hospital Universitário Walter Cantídio CH-UFC/HUWC-UFC) Fortaleza/CE
Complexo Hospitalar da UFC (Maternidade Escola Assis Chateaubriand CH-UFC/MEAC-UFC) Fortaleza/CE
Hospital de Doenças Tropicais (HDT-UFT) Araguaína/TO
Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM-UFMT) Cuiabá/MT
Hospital de Clínicas da UFTM (HC-UFTM) Uberaba/MG
Hospital Universitário da UFSCar (HU-UFSCAR) São Carlos/SP
Complexo do Hospital de Clínicas da UFPR (Maternidade Victor Ferreira do Amaral CHC-UFPR (MVFA-UFPR) Curitiba/PR
Complexo do Hospital de Clínicas da UFPR (Hospital de Clínicas da UFPR CHC-UFPR (HC-UFPR) Curitiba/PR
Hospital Universitário da UFSC (HU-UFSC) Florianópolis/SC
Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM-UFSM) Santa Maria/RS
Hospital Escola da UFPel (HE-UFPel) Pelotas/RS
Hospital Universitário Doutor Miguel Riet Corrêa Junior (HU-FURG) Rio Grande/RS
Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV-UFAM) Manaus/AM
Complexo Hospitalar Universitário da UFPA (Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza CHU-UFPA/HUBFS) Belém/PA
Complexo Hospitalar Universitário da UFPA (Hospital Universitário João de Barros Barreto CHU-UFPA/HUJBB) Belém/PA
Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá (HU-Unifap) Macapá/AP
Hospital de Clínica da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) Uberlândia/MG
Concurso Ebserh: Cargos e Remunerações
Os cargos específicos que serão oferecidos ainda serão confirmados. No entanto, é possível ter uma ideia das exigências e remunerações que poderão ser ofertadas. Para cargos com exigência de ensino médio técnico, as remunerações iniciais variam de R$ 2.502,87 a R$ 4.171,99, dependendo da jornada de trabalho.

Para nível superior, os salários variam de acordo com a função e a carga horária, podendo chegar a até R$ 19.614,63 para médicos com jornada de 40 horas semanais. Além do salário, a instituição oferece benefícios como auxílio-alimentação, auxílio pré-escolar, auxílio para pessoa com deficiência para filhos ou dependentes e assistência médica e odontológica.

Concurso Ebserh: Etapas de Seleção
O processo de seleção se dará em duas etapas: a primeira sendo a prova objetiva e a segunda, a avaliação de títulos, considerando ainda a experiência profissional do candidato.

O passo seguinte após a conclusão do projeto básico é a escolha da banca organizadora. É apenas após a definição e contratação da banca que o edital poderá ser publicado. A previsão é que isso ocorra ainda este ano.

Retrospectiva: Os Últimos Concursos Ebserh
Relembrando os últimos concursos Ebserh, o último edital nacional contou com 1.660 vagas distribuídas por 40 unidades hospitalares. Ao mesmo tempo, uma seleção foi aberta para o Hospital de Uberlândia, em Minas Gerais, com mais 804 vagas, totalizando 2.464 oportunidades em 2019.

As vagas foram distribuídas entre cargos de nível médio, médio/técnico e superior. A organização ficou a cargo do IBFC. Em todos os casos, os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas e de títulos.

Portanto, fique atento para novas atualizações e inicie sua preparação desde já. Boa sorte no concurso Ebserh e que esta seja a oportunidade que você estava esperando para construir a carreira dos seus sonhos na área de saúde!

Link da matéria