Comitê de Descarbonização é criado em Pernambuco

PDF Imprimir E-mail

31/08/2023

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco está implantando o Comitê de Governança para Transição Energética e Descarbonização de Pernambuco. A medida envolve parceria com as pastas de Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia, além da Fiepe, através do Senai, e parceiros do setor privado. A primeira reunião do Comitê aconteceu no início da semana e já há um calendário de encontros mensais, contando com a participação de representantes de institutos de pesquisas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste – CETENE. O próximo encontro será realizado dia 11 de setembro.

O Comitê será responsável por validar os projetos estruturantes, a estratégia e o foco que serão dados para o estado pernambucano no que se refere à transição energética e descarbonização, além de apreciar entregas e a prestação de contas dos recursos públicos captados. “O fato é que os desafios que temos pela frente são muito grandes, mas as oportunidades são maiores ainda. Com esse grupo, nosso objetivo é formar uma visão unificada e encaminhar uma proposição própria ao governo do Estado para definir uma política de desenvolvimento para Pernambuco. Vamos contar com a expertise do SENAI-PE e todos os parceiros privados e públicos para usar os conhecimentos de cada um em rede”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti.

O presidente da FIEPE, Ricardo Essinger, destacou a importância do Comitê. “Uma iniciativa que já vem sendo há muito aguardada pelo setor industrial, porque reúne o setor produtivo, o acadêmico e o governo do Estado em torno de uma temática fundamental para a retomada dos investimentos em Pernambuco", destacou.

A secretária de Meio Ambiente, Ana Luiza Ferreira, também tem boas expectativas: "É com muita felicidade que a gente recebe, no dia de hoje, o pontapé inicial desse Comitê - que sem dúvidas - vai trazer frutos importantes para o estado de Pernambuco, avaliou.

Já para a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Mauricélia Montenegro, a ação do grupo deve promover o setor econômico com a aplicação da descarbonização. “É fundamental para combater as mudanças climáticas, reduzindo as emissões de carbono, protegendo o ambiente e estimulando a inovação. Um comitê dedicado a esse tema é essencial para coordenar esforços, promover políticas eficazes e engajar diversos setores rumo a um futuro mais sustentável”, enfatiza a secretária.

Link da matéria