Pode olhar para o Eclipse Solar Anular? Especialista dá dica para observar o fenômeno com segurança

PDF Imprimir E-mail

11.10.23

No próximo sábado (14), o Eclipse Solar Anular marcará o céu de outubro, sendo um dos fenômenos mais esperados do ano para observação. Diversas cidades do Brasil poderão contemplar o eclipse, contudo, é importante garantir segurança, já que o fenômeno não poderá ser observado de qualquer forma.

Pensando nisso, o Jornal do Commercio conversou com o professor de Física da UFPE (Caruaru) e pós-doutor em Cosmologia, Heydson Henrique, para esclarecer sobre o fenômeno e como observá-lo até mesmo de casa.

O que é o Eclipse Solar Anular?
"O eclipse solar acontece quando a Lua (nova) fica entre o Sol e a Terra. No entanto, a Lua realiza um movimento em forma de elipse em torno da terra (e não circular), de modo que sua distância em relação à terra muda com o tempo. Quando a Lua está mais longe da terra, nas condições de eclipse solar, ela não consegue "tapar" o Sol completamente, o que causa a visualização de um anel brilhante ao redor da Lua. Por isso chama-se eclipse anular. ", explicou Heydson Henrique.

O próximo eclipse solar anular só poderá ser novamente observado em 2067. Para quem deseja aproveitar o fenômeno neste ano, no Recife, é necessário ficar atento às 16h47, quando o eclipse acontecerá.

Em outras cidades do Nordeste também é possível a observação, confira:

Como observar o Eclipse Solar Anular em segurança?
Apesar do fenômeno ser um espetáculo no céu, é necessário tomar precauções para observá-lo. Danos irreversíveis para a visão, desde perda parcial ou total da visão, são exemplos de consequências ao olhar diretamente ao Eclipse Solar Anular. Isso acontece porque "O Sol não emite apenas a luz visível, mas também outras radiações perigosas como a infravermelha e a ultravioleta.", afirmou o professor de Física da UFPE.

Logo, alguns mitos para a observação do eclipse podem ser disseminados, como usar óculos escutos, capas de exames de raio-x, película fumê ou, até mesmo, o celular. Contudo, o especialista explicou que essas maneiras não são seguras.

"Um acessório de fácil aquisição e seguro para observar é o vidro para máscara de soldador nº 14. Esse item pode ser encontrado em casas de material de construção, custando cerca de 5 reais.", concluiu Heydson.