CTTU monta esquema de transito para o Enem 2023 no Recife; confira

PDF Imprimir E-mail

05/11/2023

A Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), montou um esquema especial de monitoramento de trânsito para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado nos próximos domingos 5 e 12 de novembro.

Para operação, um efetivo de agentes de trânsito foi destacado para atuar nos principais corredores viários com fiscalização e orientação de trânsito e, assim, evitar retenções, já que se espera um maior número de veículos nas ruas para realização das provas. No entanto, a CTTU não informou o quantitativo de agentes.

Além do efetivo nas vias, o monitoramento também é realizado pela equipe da Central de Operações de Trânsito (COT), que acompanha o fluxo de pessoas e veículos com o auxílio das câmeras de videomonitoramento. A população também pode acionar os serviços do órgão através do teleatendimento, que é gratuito e funciona 24h no número 0800.081.1078.

Caneta para o ENEM 2023: veja itens proibidos e o que levar para o Enem
Enem
Possíveis temas da redação do Enem 2023: Veja o que você precisa saber para os dias das provas e principais apostas de temas
ENEM
ENEM 2023: Todas as informações necessárias para fazer uma boa prova
"A CTTU lembra que os condutores não devem estacionar em local proibido porque isso pode dificultar a mobilidade dos cidadãos a caminho da prova do Enem, além de colocar pedestres em risco. A fiscalização será rigorosa e o veículo flagrado sobre calçadas ou em fila dupla corre o risco de ser notificado e removido. Já o motorista pode receber multas entre leve, média e grave", informou a autarquia.

REFORÇO NA FROTA DE ÔNIBUS
O Grande Recife Consórcio de Transporte também divulgou que, no próximo domingo (5), os estudantes que vão fazer o Enem 2023, contarão com reforço de frota e viagem em 28 linhas da Região Metropolitana do Recife, no primeiro dia das provas. Serão 138 ônibus à disposição que, juntos, farão 1.199 viagens ao longo do dia.

As linhas que terão acréscimo na frota são:

• 061 – PIEDADE
• 346 - TI TIP (CONDE BOA VISTA)
• 440 - CDU / CAXANGÁ/ BOA VIAGEM
• 860 - TI XAMBÁ (PRÍNCIPE)
• 1967 - TI IGARASSU (DANTAS BARRETO)
• 1974 - JARDIM ATLÂNTICO
• 1977 - TI PELÓPIDAS (CONDE BOA VISTA)
• 1983 - TI RIO DOCE (PRINCESA ISABEL)
• 1986 - TI RIO DOCE / TI PE-15
• 1987 - TI RIO DOCE (PRÍNCIPE)
• 1992 - PAU AMARELO
• 1994 - CONJUNTO BEIRA MAR
• 1993 - CONJUNTO PRAIA DO JANGA
• 521 - ALTO SANTA ISABEL (CDE. BOA VISTA)
• 522 - DOIS IRMÃOS (RUI BARBOSA E PRÍNCIPE)
• 624 - BREJO (CDE. BOA VISTA)
• 630 - VASCO DA GAMA / DERBY
• 631 - NOVA DESCOBERTA (CABUGÁ)
• 202 - TI BARRO / TI MACAXEIRA (VÁRZEA)
• 640 - GUABIRABA / DERBY (JOANA BEZERRA)
• 2431 - TI CDU/TI CAXANGÁ (UFPE)
• 2466 - VERA CRUZ / TI CAMARAGIBE
• 2490 - TI CAMARAGIBE / TI MACAXEIRA
• 2920 - TI RIO DOCE / TI CDU
• 164 - MARCOS FREIRE / TI CAJUEIRO SECO
• 168 - TI TANCREDO NEVES (CDE. B. VISTA)
• 198 - IPOJUCA / TI CABO

ORGANIZAÇÃO DO PERCURSO
Nesta edição do Enem 2023, os locais de prova foram alvos de diversas queixas por parte dos candidatos. Pelas regras do edital, a distância máxima entre o local da prova e a casa do candidato é de 30 quilômetro.

Segundo o Inep, 50 mil estudantes tiveram problemas com o local de prova. Diante da reclamações, o Instituto Nacional divuglou novas datas para a realização do exame,que será nos dias 12 e 13 de dezembro, para aqueles para aqueles candidatos que foram alocados para fazer a prova em locais com distância superior a determinada pelo edital.

Apesar dos locais de provas não serem superiores a 30 quilêmetros, alguns estudantes afirmaram preferir fazer as provas em lugares mais próximos da sua resdiência ou escola. Neste caso, a solução é se programar para sair com antecedência de casa e não correr o risco de perder o horário da prova.

Estudantes da Escola Tecnica Estadual (ETE) Miguel Batista, no bairro da Macaxeira, conversaram com a reportagem e disseram que vários amigos têm se queixado de não terem sido alocados para unidades de ensino mais próximas.

"Eu moro na Várzea e o meu local de prova será em Boa Viagem. Para não correr riscos, minha rotina será ir dormir mais cedo para acordar mais cedo e ir fazer a prova com transporte de aplicativo", disse Emily Gabrielle de Oliveira, de 18 anos, e que vai fazer o Enem com objetivo de entrar numa faculdade para cursar Fisioterapia.

A estudante Darly Deyse, de 18 anos, reside no bairro de Apipucos e o local de prova será na Unicap, na Boa Vista. Ela conta que normalmente leva 1 hora para chegar até o local, mas que no dia do Enem pretende sair de casa três horas mais cedo para evitar qualquer imprevisto.

"Eu já fui ao local de prova e gasto mais ou menos uma hora para chegar lá, como vai ter trânsito nesse dia, vou precisar sair de casa 3 horas mais cedo do que o previsto e sem almoçar para não ocorrer atraso e não me prejudicar na hora de fazer a prova", disse a aluna da ETE Miguel Batista.

No primeiro dia de prova, a duração é de 5 horas e 30 minutos, já no segundo dia de prova, a duração é 5 horas. As portões serão fechados, pontualmente, às 13h. No primeiro dia do exem, as provas serão entregues às 13h30 e poderão ser respondidas até às 19h. Já no segundo, a aplicação é das 13h30 até às 18h.

Link da matéria