Educação por desempenho: A dinâmica da sociedade atual

PDF Imprimir E-mail

21.11.23

Na contemporaneidade, a incessante busca por resultados tornou-se uma característica proeminente em vários aspectos da existência. Seja no cenário profissional, educacional ou pessoal, a constante pressão para atingir metas e concretizar objetivos é notável.

A busca por um ensino de excelência nunca esteve tão evidente na sociedade. Num contexto em que avaliações como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares se transformaram em portas de entrada para o ensino superior, destaca-se a necessidade de uma abordagem estratégica na preparação dos estudantes.

O Enem e os vestibulares representam etapas cruciais na jornada acadêmica de milhões de estudantes. Além de avaliarem o conhecimento adquirido durante o ensino médio, essas provas visam identificar habilidades como interpretação, raciocínio lógico e síntese.

O colégio Contato promove métodos de estudo eficazes, indo além da mera memorização. Estratégias como participação ativa na aprendizagem, resolução de desafios e revisões regulares são fundamentais para consolidar o conhecimento. O uso de tecnologias educacionais, como aplicativos e plataformas online, também se tornou uma ferramenta valiosa nesse processo.

O êxito nos exames exige um planejamento meticuloso. Estabelecer metas realistas, criar um cronograma de estudos e distribuir o tempo de maneira equilibrada entre as disciplinas são práticas essenciais. A organização é a chave para evitar sobrecargas e garantir um progresso consistente.

Resultados

O árduo trabalho de um ano inteiro, e para alguns alunos até mais de um ano, resultou em aproximadamente 200 aprovações (na primeira chamada) entre o SiSU, universidades públicas e privadas, em 2023.

Registramos 115 aprovados na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e 27 na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. Dentre esses, 31 foram admitidos em Medicina, 11 em Direito e 29 em Engenharias.

O aluno Caio Camello conquistou a primeira posição no curso de Medicina da UFAL e da UFPE. Planejando sua carreira desde o ensino fundamental 2 no colégio Contato, completou o ensino médio como estudante da unidade Contato Farol. Além disso, preparou-se para a Universidade Federal de Pernambuco também no colégio. Os interessados nesse vestibular podem optar pelo curso de preparação, realizado mensalmente no período noturno.

Já o estudante Luis Felipe foi aprovado em Medicina na UFAL e, além disso, foi o único estudante de Alagoas a alcançar nota mil na prova de redação do Enem. Concluiu o ensino médio em 2014 no colégio Contato, formou-se em Engenharia do Petróleo na UFAL e, aos 24 anos, após se preparar no curso preparatório para o Enem, o Pré Contato, ingressou no curso dos seus sonhos.

Link da matéria