Nordeste tem quatro universidades entre as melhores do mundo

PDF Imprimir E-mail

18/11/2023

O Nordeste é uma região rica em cultura, história e diversidade, mas também em educação. A região conta com 20 universidades federais, sendo nove delas criadas a partir dos anos 2000. Essas instituições oferecem ensino superior de qualidade, pesquisa de ponta e extensão social para milhares de estudantes.

Mas quais são as melhores universidades do Nordeste, de acordo com os critérios internacionais? Para responder a essa pergunta, podemos consultar o ranking da World University Rankings (CWUR), que avalia as mil melhores instituições de ensino superior do mundo, levando em conta quatro áreas: o sucesso acadêmico de ex-alunos, empregabilidade, distinções do corpo docente e pesquisas realizadas.

De acordo o ranking deste ano, nenhuma universidade brasileira está no top 100 mundial, mas 22 delas estão entre as mil melhores. Dessas, quatro são do Nordeste, sendo a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) a melhor colocada, na posição 878. As outras três são a Universidade Federal do Ceará (UFC), na posição 948, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na posição 980, e a Universidade Federal da Bahia (UFBA), na posição 1013.

Dessa forma, vamos conhecer um pouco mais sobre essas quatro universidades que se destacam no cenário nacional e internacional.

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
A UFPE é a melhor universidade do Nordeste, segundo o ranking da CWUR, e a 14ª melhor do Brasil. Fundada em 1946, a instituição possui três campi: Recife, Vitória de Santo Antão e Caruaru. A UFPE oferece 102 cursos de graduação, 89 de mestrado e 63 de doutorado, nas áreas de ciências exatas, humanas, sociais, biológicas, tecnológicas, artísticas e de saúde.

Em síntese, a UFPE se destaca pela qualidade da pesquisa, tendo recebido o Prêmio de Excelência Acadêmica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 2022, por ter o maior número de programas de pós-graduação com nota máxima (7) no país. A instituição também possui parcerias com diversas universidades estrangeiras, como Harvard, Oxford, Cambridge, Sorbonne e MIT.

Universidade Federal do Ceará (UFC)
A UFC é a segunda melhor universidade do Nordeste, segundo o ranking da CWUR, e a 17ª melhor do Brasil. Fundada em 1954, a instituição possui cinco campi: Fortaleza, Sobral, Quixadá, Russas e Crateús. A UFC oferece 119 cursos de graduação, 95 de mestrado e 63 de doutorado, nas áreas de ciências exatas, humanas, sociais, biológicas, tecnológicas, artísticas e de saúde.

Como resultado, a UFC se destaca pela inovação, tendo sido classificada como a 10ª universidade mais empreendedora do Brasil, segundo o ranking da Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior) em 2022. A instituição também possui parcerias com diversas universidades estrangeiras, como Harvard, Yale, Princeton, Stanford e Berkeley.

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
A UFRN é a terceira melhor universidade do Nordeste, segundo o ranking da CWUR, e a 21ª melhor do Brasil. Fundada em 1958, a instituição possui cinco campi: Natal, Caicó, Currais Novos, Macaíba e Santa Cruz. A UFRN oferece 110 cursos de graduação, 86 de mestrado e 60 de doutorado, nas áreas de ciências exatas, humanas, sociais, biológicas, tecnológicas, artísticas e de saúde.

Dessa forma, a UFRN se destaca pela internacionalização, tendo sido classificada como a 9ª universidade mais internacionalizada do Brasil, segundo o ranking da Times Higher Education (THE) em 2022. A instituição também possui parcerias com diversas universidades estrangeiras, como Harvard, Oxford, Cambridge, Sorbonne e MIT.

Universidade Federal da Bahia (UFBA)
A UFBA é a quarta melhor universidade do Nordeste, segundo o ranking da CWUR, e a 24ª melhor do Brasil. Fundada em 1946, a instituição possui quatro campi: Salvador, Vitória da Conquista, Camaçari e Barreiras. A UFBA oferece 113 cursos de graduação, 82 de mestrado e 51 de doutorado, nas áreas de ciências exatas, humanas, sociais, biológicas, tecnológicas, artísticas e de saúde.

Ao mesmo tempo, a UFBA se destaca pela diversidade e recebeu prêmio como a 4ª universidade mais inclusiva do Brasil, segundo o ranking da Folha de S. Paulo (RUF) em 2022. A instituição também possui parcerias com diversas universidades estrangeiras, como Harvard, Oxford, Cambridge, Sorbonne e MIT.

Link da matéria