Apple mira na formação de desenvolvedores no Brasil com parceria com UFPE e mais nove universidades

PDF Imprimir E-mail

13/12/2023

A Apple, ,dona do iPhone chega ao fim deste ano de olho no desenvolvimento de novos desenvolvedores de aplicativos no Brasil. A gigante americana conta com a parceria de dez universidades espalhadas em nove cidades do país, como a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Recife; PUC-RJ, no Rio de Janeiro, a Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), em Manaus, a Universidade Católica de Brasília e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, entre outras.

O programa, voltado a jovens que estão na graduação, começou há dez anos no país e tem como objetivo ajudar a reduzir a deficiência de mão de obra no Brasil, umas das principais queixas das companhias no país. A iniciativa começou no Brasil e serviu de modelo para as demais iniciativas no mundo. Hoje, há programas similares na Coreia do Sul, Indonésia, Itália, Austrália, além de Detroit, nos Estados Unidos.

A iniciativa, chamada de Academia de Desenvolvedores, já formou mais de três mil brasileiros que passaram a criar e a desenvolver seus próprios aplicativos em uma grade com foco em codificação, design e marketing. A estratégia é ajudar na formação de aplicativos para estimular sua loja de aplicativos, presente em 175 países que conta com um faturamento global de US$ 1,1 bilhão.