Reitor da UFPE critica orçamento aprovado para 2024 e cobra governo Lula

PDF Imprimir E-mail

28/12/2023

O reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alfredo Gomes, cobrou que o governo federal revise o orçamento aprovado na última sexta-feira (22) pelo Congresso Nacional para as instituições federais no próximo ano. Ele alega que os R$ 5,9 bilhões são insuficientes para manter as 69 universidades do Brasil que, juntas, somam mais de 2 milhões de estudantes.

“Esses recursos são efetivamente insuficientes para arcar com as grandes responsabilidades da ciência, tecnologia e inovação e de formação do pessoal qualificado nas universidades”, afirmou o professor durante entrevista à Rádio Jornal na última quarta-feira (27).

A verba aprovada pelo Congresso é de R$ 310 milhões menor que o orçamento conquistado para 2023 a partir da PEC da Transição, de R$ 6,2 bilhões — que mesmo assim já deixou muitas universidades em perigo fiscal. “Estamos com dificuldades, em 2023, em fechar as contas. Houve e há várias universidades que entrarão em 2024 com débito”, explicou.

Chama no Zap