Cinemas da Fundaj exibem gratuitamente mostras de filmes japoneses; confira a programação

PDF Imprimir E-mail

10/01/2024

Desta quinta-feira (11) até 31 de janeiro, os amantes da Sétima Arte terão à disposição o combo: cinema + entrada gratuita + cinematografia japonesa com a Mostra de Cinema Japonês que acontece até domingo no Cinema da Fundação (Porto), no Bairro do Recife, e de 25 a 31 no Cinema da Fundação (Derby), com exibição de filmes do país insular dentro da Mostra de Clássicos do Cinema Japonês.

As duas mostras são realizadas pelo Consulado Geral do Japão no Recife e pela Fundação Japão, que promove intercâmbio cultural entre o Japão e outros países. Também integra a parceria a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Para a programação, gratuita, serão distribuídas senhas na bilheteria dos cinemas, uma hora antes de cada projeção.

"Procurando Chita", de Yoshihiro Fukagawa, é um dos filmes em cartaz
Filmes inéditos
No Cinema do Porto, quatro títulos de dramas inéditos vêm diretamente do Japão, e outros quatro dramas da filmoteca da Fundação Japão em São Paulo. Todos dirigidos por diretores japoneses, entre eles "Todos os Dias são Bons Dias" (2018), de Tatsushi Omori. Na história, uma estudante universitária participa de uma cerimônia de chá japonesa e o ritual passa a fazer parte de seu cotidiano como apoio a momentos seus de alegria e tristeza.

Já na Fundação do Derby serão dez filmes em exibição, com clássicos produzidos por diretores japoneses e filmados com projetores antigos para produções de 16mm - fato que leva quem for assistir, aos tempos passados, já que o barulho de rolos nas projeções fica audível.

Entre os destaques da programação, "A Luta Solitária" (1949), um drama de Akira Kurosawa que conta a história de um jovem médico enviado à guerra logo após o seu noivado. No decorrer dos combates ele contraiu sífilis de uma paciente e para poupar a noiva, termina o relacionamento e inicia um tratamento contra a doença, ao mesmo tempo em que sai em busca do homem de quem foi contagiado pelo vírus.

- PUBLICIDADE -