Projeto Terça em Cena apresenta peça "Conselho de Classe"

PDF Imprimir E-mail

22/02/24

A educação pública brasileira, suas encruzilhadas, questões éticas e políticas, é tema de “Conselho de Classe”, texto do dramaturgo carioca Jô Bilac encenado pelos alunos do Curso de Teatro da Universidade Federal de Pernambuco.

A entrada é gratuita. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes da apresentação.


A encenção acontece na terça-feira (27) às 19h, no Teatro Milton Baccarelli, localizado no Centro de Artes e Comunicação (CAC), da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco).

O espetáculo surgiu na disciplina Laboratório de Encenação, ministrada pela professora Virgínia Schabbach, e estreou em abril de 2023. No mesmo ano, a obra também foi apresentada na Semana de Calouros da UFPE e no Festival de Teatro Estudantil (FETED).

%u201CConselho de Classe%u201D (Thayná Sena/ Divulgação)
%u201CConselho de Classe%u201D (Thayná Sena/ Divulgação)

 

ENREDO

Na trama de “Conselho de Classe”, um grupo de professores se reúne para propor melhorias para a escola em que lecionam. Com visões distintas a respeito do processo de ensino e aprendizagem, eles precisam encontrar denominadores comuns em seus discursos, mas acabam se deparando com abismos ideológicos.

Em meio ao crescente conflito, os personagens Edilamar, professor de educação física; César, de matemática e biologia; Paloma, de português e literatura brasileira; e Mabel, de artes, são confrontados tanto com dilemas pessoais quanto com questões de ordem da micro e macropolítica no campo da educação.


TEXTO E DRAMATURGO

“Conselho de Classe” ficou conhecida por ser encenada pela Cia. dos Atores (RJ), em montagem que estreou em 2013, recebendo, entre outros, prêmio de Melhor Texto no Cesgranrio, e indicação de Melhor Autor nos prêmios Shell e APTR. O dramaturgo carioca Jô Bilac é considerado um dos principais nomes do teatro contemporâneo e tem no seu currículo obras como "Os Mamutes", "Cachorro!", "Beije Minha Lápide", "Insetos", "P.I. Panorâmica Insana" e "Infância, Tiros e Plumas".

Oficina “Construção para atores”

No Terça em Cena, além da apresentação dos espetáculos, os alunos são estimulados a exercitar a pedagogia e, por isso, as iniciativas contempladas prevêem a oferta de uma oficina. Associada à encenação, será realizada a atividade gratuita “Construção para atores”, no dia 29 de fevereiro, das 19h às 21h. As inscrições devem ser feitas através do Instagram do Terça em Cena (@tercaemcenaufpe).


Na oficina, serão abordadas ferramentas relativas à construção de personagens, com experimentações na composição de corpo, gestos, movimentos e também no figurino. Com isso, se buscará dar fundamentos para que os intérpretes se apropriem de técnicas para o processo de criação de suas personagens em qualquer tipo de dramaturgia. A oficina será ministrada por Álvaro de Farias, Lucas Carvalho, Mariana Azevedo e Thayná Nascimento.

Ficha técnica

Encenadores: Álvaro de Farias, Lucas Carvalho, Mariana Azevedo e Thayná Sena
Atores: Giovana Fonseca, Gisela Gati, Lara Melo e Nathanael Josh
Livre adaptação do texto de Jô Bilac: Lucas Carvalho, Mariana Azevedo, Thayná Sena
Figurino: Mariana Azevedo
Iluminação:Lucas Vinícius
Escolha da trilha sonora: Álvaro de Farias, Lucas Carvalho, Mariana Azevedo e Thayná Sena
Sonoplastia e cenário: Álvaro de Farias
Marcação de cenas: Lucas Carvalho
Organização e produção: Thayná Sena

SERVIÇO
Terça em Cena apresenta “Conselho de Classe”
Data: 27 de fevereiro
Horário: 19h
Teatro Milton Baccarelli (Centro de Artes e Comunicação da UFPE)
Duração: 40 minutos
Classificação indicativa: 12 anos
Gratuito, com distribuição dos ingressos 1h antes da apresentação

 

link da matéria