Edifício subtutilizado no Centro do Recife será recuperado e ganhará 1º Memorial da Engenharia do Brasil

PDF Imprimir E-mail

pg. 13-14

por Katarina Moraes

"[...] Nesta sexta-feira (22), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), dona do prédio, assinou uma concessão onerosa do uso dele junto ao Crea-PE para viabilizar o projeto. Em breve, também será lançado um edital para contratação de serviços de recuperação do imóvel, que passará por reformas estruturais, elétrica e hidráulica. A concessão tem o prazo de cinco anos após a conclusão das obras, podendo ser renovada. [...] A Escola de Engenharia funcionou do edifício entre 1945 e 1966, quando foi transferida para a Cidade Universitária, na Zona Oeste do Recife. Depois disso, o imóvel chegou a ser ocupado pela Faculdade de Administração, pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) e pelo Ginásio Pernambucano. Hoje, é utilizada somente a parte dos fundos dele pela Faculdade Federal do Recife (FDR). [...] Ele abrigará acervos de engenheiros que fizeram história em Pernambuco, como Pelópidas da Silveira, prefeito do Recife por três vezes, o primeiro eleito pelo voto direto, e Jaime Gusmão Filho, engenheiro premiado, professor emérito da UFPE, ex-presidente do Crea-PE e referência no Brasil na área de gestão de riscos em encostas urbanas. [...]"

JC_24.03.24_CIDADES.jpg

JC_24.03.24_CIDADES_2.jpg

Subtítulo: "Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) assina concessão para que o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) recupere a antiga Escola de Engenharia, localizada na Boa Vista"