Grupo de pesquisa promove Seminário (Re)Invenções: Como Pensar a Religião Hoje

PDF Imprimir E-mail

08.04.2024

O Laboratório de Estudos de Religião e Política (Laberp), vinculado à Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), promove entre os dias 10 e 12 de abril, o 1º Seminário do Laberp, intitulado (Re)Invenções: Como Pensar a Religião Hoje. O encontro, que ocorre de forma híbrida, será realizado presencialmente no Campus Ulysses Pernambucano da Fundaj, no bairro do Derby, e também pode ser acompanhado em tempo real, por transmissão online.

O evento é realizado em parceria com o grupo de pesquisa Discurso, Subjetividade e Educação, além do Observatório de Crenças, Religiosidades e Emoções, ambos da UFPE, e a ONG SOS Corpo - Instituto Feminista para a Democracia. Podem participar estudantes, pesquisadores e o público em geral interessado na temática. As inscrições devem ser realizadas no site https://www.even3.com.br/1-seminario-do-laberp. A programação conta com palestras, mesas de discussão, colóquios, apresentação de grupos de trabalho, além de minicursos.

A mesa de abertura, na quarta-feira (10/04), às 17h, traz o tema 'Como pensar a religião, hoje? Desafios teóricos e empíricos'. Participam as pesquisadoras Christina Vital, da Universidade Federal Fluminense (UFF) e membro do Instituto de Estudos da Religião (Iser); Carly Machado, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); e como debatedora, a antropóloga Paula Montero, da Universidade de São Paulo (USP). Mais cedo, das 14h às 16h30, ocorrem os minicursos 'Mensuração no estudo da religião', ministrado pelos pesquisadores Jéssica Duarte (UFPE) e Emanuel Freitas (UECE); e o minicurso 'Religião como discurso', com o pesquisador Joanildo Burity (Fundaj/UFPE).

No segundo dia de evento, na quinta-feira (11/04), ocorrerão os debates temáticos com os colóquios dos GTs, das 9h às 12h. À tarde, das 13h30 às 16h30, é realizada a 1ª sessões dos GTs. A 2ª sessão acontece na sexta-feira (12/04), das 13h30 às 16h. A mesa de encerramento está marcada para as 16h30, com o tema 'A agenda de pesquisa sobre religião: retrospecto e tendências'. Participam os pesquisadores Joanildo Burity (Fundaj/UFPE), Roberta Campos (OCRE/UFPE); Gustavo Oliveira (DSE/UFPE); e Carmen Silva (SOS Corpo).

Apresentações culturais

O Coletivo Candiero, formado por artistas cristãos do Nordeste, fará apresentação no primeiro dia do Seminário, quarta-feira (10/04). O último dia do evento, sexta-feira (12/04), das 9h30 às 11h30, contará com a exibição do documentário 'Fé no Clima', no Cinema da Fundação do Museu, em Casa Forte, seguido de discussão com o diretor Pedro Carcereri.

Link da matéria