Greve de universidades e institutos federais começa nesta segunda (15)

PDF Imprimir E-mail

13.04.2024

Está marcada para começar nesta segunda-feira (15), a greve dos professores de universidades e institutos federais no Brasil. A categoria reivindica reajuste salarial e equiparação dos benefícios dos servidores públicos federais aos que foram concedidos aos servidores do legislativo e judiciário este ano.

No entanto, os professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ainda não aderiram a paralisação. Uma assembleia foi marcada para o dia 17 para discutir o tema.

Vale lembrar que no país existem 69 universidades federais e 38 institutos federais. E além disso, atualmente, os servidores técnico-administrativos de ao menos 30 IFs estão em greve há um mês.

O reajuste solicitado pelos professores é de 22%, que seria dividido em três parcelas iguais de 7,06% em maio deste ano, do ano que vem e em 2026. No caso dos servidores técnico-administrativos, o reajuste pedido é de 34%, mas também divididos em três parcelas iguais para 2024, 2025 e 2026.

Link da matéria