Greve na Federal: Universidades e Institutos Federais têm greve marcada para esta segunda (15)

PDF Imprimir E-mail

14.04.2024

Professores de várias universidades e institutos federais devem entrar em greve a partir desta segunda-feira (15), com o intuito de reivindicar reajuste salarial e equiparação dos benefícios dos servidores públicos federais aos concedidos ao Legislativo e Judiciário ainda neste ano.

Até o momento, os servidores técnico-administrativos de pelo menos 30 institutos federais já estão em greve há um mês.

Em Pernambuco, o IFPE já está em greve. A UFRPE tem indicativo de greve após o dia 15. A UFPE ainda não tem definição.

REAJUSTE NA PAUTA
Em uma pauta nacional unificada, os docentes das universidades federais demandam um reajuste de 22,71%, a ser dividido em três parcelas iguais de 7,06% nos anos de 2024, 2025 e 2026.

Por outro lado, o governo federal propôs um reajuste zero para este ano, seguido por dois reajustes de 4,5% nos anos de 2025 e 2026. Além disso, os professores também exigem a equiparação dos benefícios e auxílios aos dos servidores do Legislativo e do Judiciário.

SERVIÇOS ESSENCIAIS MANTIDOS
De acordo com a seção sindical do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), os serviços essenciais serão mantidos durante a greve.

Além disso, a categoria está organizando a formação de um comando local de greve, que contará com a participação da diretoria da seção sindical, conselho de representantes e a comissão de mobilização da campanha salarial.

Link da matéria