Secretários de Gameleira visitam o sistema Oásis de aquicultura na Universidade Federal de Pernambuco.

PDF Imprimir E-mail

15.04.2024

O secretário de desenvolvimento econômico, Mário Filho, e o secretário de agricultura, Henriques Lins, da prefeitura de Gameleira, visitaram o sistema Oásis de aquicultura, se reunindo com o professor da UFPE, Dr. Ranilson Bezerra, que explicou como funciona o sistema.

Justificativa
O Sistema Oásis de Produção de Pescado escalonado e integrado com sistemas fotovoltaicos, composto por elementos hidráulicos, eletrônicos, sistema de monitoramento de qualidade de água é um produto inovador e tecnológico.

O projeto "Implantação do Sistema Oásis Aquicultura Multitrófica em regiões com vulnerabilidade social e com incidência de insegurança alimentar e nutricional", foi aprovado no âmbito do Conselho Departamental da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

“A aquicultura constitui uma importante atividade para a garantia da segurança alimentar e geração de renda. O investimento nesse setor pode contribuir para a redução da pobreza e diminuição de desigualdades entre as zonas rural e urbana. A Organização das Nações Unidas (ONU) define a aquicultura como um produto estratégico de crescimento, uma vez que visa à produção de alimentos de forma sustentável para promoção da segurança alimentar nos países em desenvolvimento.” disse o professor Ranilson Bezerra.

“A aquicultura é uma atividade que além de fornecer uma alimentação com alto valor nutricional, algumas vezes até superior, quando comparada a outras culturas, detém o condão de promover um aumento na renda familiar dos que aderem à atividade.” disse o secretário Mário Filho.

“A produção de peixes provenientes da aquicultura se mostra promissora, principalmente no estado de Pernambuco, e apresenta um enorme potencial de crescimento, sobretudo em localidades com baixa atividade econômica.” disse o secretário Henriques Lins.

Link da matéria